metropoles.com

Milhares vão a velório de Marielle Franco na Câmara Municipal do Rio

Entidades ligadas aos Direitos Humanos, principalmente das mulheres e dos negros, espalham cartazes em homenagem à vereadora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Corpo de vereadora será velado na Câmara do Rio; polícia suspeita de execução
1 de 1 Corpo de vereadora será velado na Câmara do Rio; polícia suspeita de execução - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Os corpos da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes, assassinados na noite dessa quarta-feira (14/3) no Rio de Janeiro, deixaram a Câmara Municipal do Rio às 16h05 desta quinta (15), depois de serem velados por cerca de 1 hora e 30 minutos. Sob aplausos e pedidos de justiça, uma multidão se aglomerou em frente à sede do Legislativo municipal para acompanhar a saída dos caixões, em cortejo, rumo ao cemitério São Francisco Xavier, no Caju (Zona Portuária), onde serão sepultados.

A imprensa não teve acesso ao local do velório, reservado apenas aos familiares, amigos próximos, políticos e lideranças comunitárias. As milhares de pessoas que se deslocaram até a Câmara com o objetivo de se despedir – principalmente da parlamentar, ativista de movimentos das mulheres, negro e de Direitos Humanos – ficaram concentradas na Cinelândia.

Com cartazes e faixas homenageando Marielle, pessoas pediam por justiça e gritavam o nome dela. Em seguida, todos respondiam: “Presente!”. O clima foi de muita comoção.

Muitos estudantes também foram à Cinelândia. “Marielle era nossa esperança na Câmara, séria e combativa em meio a tantos maus políticos. Soube da morte dela quarta-feira à noite e nem consegui dormir. Passei a noite acompanhando notícias sobre o crime”, declarou a aluna da Universidade Federal Fluminense (UFF) Maria Eduarda Santos, de 19 anos.

Marielle e Anderson foram assassinados por volta das 21h45 dessa quarta, quando passavam pela Rua Joaquim Palhares, próximo ao Centro do Rio. A parlamentar seguia de um evento na Lapa, na região central, para a casa dela, na Tijuca (Zona Norte), quando um carro branco emparelhou com o veículo em que ela estava e alguém disparou pelo menos nove vezes. A vereadora foi atingida na cabeça por quatro projéteis; o motorista levou três tiros nas costas. Ambos morreram na hora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?