metropoles.com

Michelle Bolsonaro diz que fez compromisso com Deus “para estar no poder”

Primeira-dama do Brasil afirmou que a intenção era usar seu cargo para “ajudar aqueles que precisavam”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participa da cerimônia de inclusão dos funcionários portadores de deficiência da Cai
1 de 1 A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participa da cerimônia de inclusão dos funcionários portadores de deficiência da Cai - Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, declarou, nesta terça-feira (31/8), que “fez um compromisso com Deus” para que “tivesse oportunidade de estar no poder”.

A declaração ocorreu no lançamento das Ações de Educomunicação em Doenças Raras, no Ministério da Saúde. Durante o evento, foi apresentada a nova mascote da pasta, a Rarinha. A personagem é símbolo do teste do pezinho, exame que detecta uma série de doenças raras.

O ministério anunciou ainda a criação de curso de capacitação profissional para identificar pacientes com doenças raras. O material será disponibilizado por meio da plataforma UniverSUS.

Michelle, que atua em projetos voltados à comunidade de pessoas com deficiência, disse estar “emocionada” com as ações lançadas pelo governo. “Essa pauta é muito cara no meu coração. Sempre me emociono quando a gente participa de algum evento de doenças raras. Vem à memória o Reginaldo, a primeira borboletinha que eu conheci [paciente acometido por uma doença rara]”, afirmou.

A primeira-dama afirmou que, antes mesmo da eleição do marido, Jair Bolsonaro (sem partido), ao Executivo federal, ela fez um “compromisso com Deus” para estar no poder e “ajudar os que precisavam”.

“Muito antes de o Jair ser eleito, eu fiz um compromisso com Deus para que tivéssemos essa oportunidade de estar no poder. Nós usaríamos o poder para ajudar aqueles que precisavam”, destacou.

A esposa do presidente da República também agradeceu aos grupos de ativistas que lutam pelos direitos das pessoas com doenças raras. “Agradeço a todos os ativistas pelos raros, todos aqueles que trabalham nos bastidores. Muito obrigada por essa parceria e união. Sou muito grata ao ministro e aos servidores pela atenção que vêm direcionando às enfermidades”, concluiu.

3 imagens
Michelle Bolsonaro, Marcelo Queiroga e mascote Rarinha
Ministro Marcelo Queiroga e mascote Rarinha
1 de 3

Primeira-dama, Michelle Bolsonaro

Ministério da Saúde/Twitter
2 de 3

Michelle Bolsonaro, Marcelo Queiroga e mascote Rarinha

Reprodução/Instagram
3 de 3

Ministro Marcelo Queiroga e mascote Rarinha

Ministério da Saúde/Twitter
Rarinha

Segundo o órgão, a Rarinha fará parte do programa de Ações de Educomunicação em Doenças Raras. O ministério explica que existem mais de 8 mil doenças raras descritas, e que aproximadamente 13 milhões de brasileiros vivem com essas enfermidades.

“Para 95%, não há tratamento específico, mas há acompanhamento multidisciplinar, reabilitações, além de inúmeras pesquisas científicas de qualidade em andamento”, informou a pasta.

Incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 1992, o teste do pezinho é feito em crianças recém-nascidas, por meio da coleta de gotas de sangue dos pés dos bebês.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o exame detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Em 2021, o governo federal ampliou para 50 o número de enfermidades que podem ser detectadas pelo teste do pezinho. A expansão ocorrerá no prazo de um ano, em quatro etapas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?