metropoles.com

MG: portadora de doença rara que “trava” o corpo luta por visibilidade

Débora Calana, 41 anos, usa as redes sociais para falar da Síndrome da Pessoa Rígida, doença rara que provoca rigidez muscular e espasmos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

“Na maioria dos dias, eu acordo travada: não consigo mexer o corpo, as mãos travam”, narra a bancária Débora Calana, 41 anos, portadora da Síndrome da Pessoa Rígida. Moradora de Juiz de Fora (MG), há pouco mais de 10 anos, ela enfrenta a doença rara, ainda que tenha tido o diagnóstico apenas em 2019, após passar por diversos médicos.

No fim de 2022, uma publicação da cantora Céline Dion, que também é portadora da enfermidade, chamou a atenção para a doença ainda pouco conhecida e acendeu uma centelha de esperança para Débora. “As pessoas passaram a me ver com outros olhos”, conta Débora.

A Síndrome de Stiff Person (SPS), como também é conhecida a doença, foi descrita pela primeira vez em 1956. Caracterizada por casos de rigidez muscular e espasmos progressivos, a enfermidade afeta uma pessoa a cada um milhão, sendo mais comum na população feminina, segundo a Associação de Pacientes com Paraparesia Espástica Correlatas (Aspec Brasil).

Desde que passou a fazer tratamento para dor crônica, a bancária passou a utilizar o Instagram para produzir conteúdo sobre a rotina de tratamentos. “Quando eu coloquei um neuroestimulador, eu descobri que o SUS era obrigado a pagar esse aparelho para outras pessoas. Foi quando pensei que eu tinha que divulgar isso”, relata.

Leia a matéria completa no portal Tribuna de Minas, parceiro do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?