MG: candidatos a prefeito recebem mesmo número de votos. Veja o eleito
Caso aconteceu em Inhaúma, no interior de Minas Gerais. Entenda o critério de desempate previsto pelo código eleitoral
atualizado
Compartilhar notícia
A eleição municipal de Inhaúma, no interior de Minas Gerais, terminou em empate técnico: Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade). Ambos computaram 50% dos votos, com 2.434 cada. Apesar disso, o candidato Zula foi eleito prefeito nesse domingo (6/10).
De acordo com o artigo 110, da Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965, o critério de desempate nesses casos é a idade dos concorrentes. Por ser mais velho, com 62 anos, Max de Oliveira, mais conhecido como Zula, levou o pleito. Carlinhos tem 46 anos. Os dois eram os únicos candidatos do município mineiro.
Este será o quarto mandado de Zula, prefeito entre 2000 e 2004, com dois mandatos seguidos, e, novamente, entre 2013 e 2016.
Empates exatos são mais comuns de acontecer em cidades com poucos números de habitantes. Inhaúma tem, por exemplo, pouco mais de 6 mil habitantes.
Apesar de curioso, o caso não é isolado. Em 2020, três cidades empataram em número de votos: Caraúbas, na Paraíba; Kaloré, no Paraná; e Jardinópolis, em Santa Catarina.
Nesta última, a diferença de idade dos candidatos foi de apenas 57 dias.