MG: até metade do ano, Juiz de Fora notificou 43 novos casos de HIV
Depois de seis anos em queda, o número de registros de HIV cresceu em Juiz de Fora (MG), segundo dados do Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Em 2023, até o último dia de junho, Juiz de Fora, Minas Gerais, notificou 43 diagnósticos de HIV no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). De 2015 a 2021, os casos, no período de janeiro a dezembro de cada ano, foram decrescendo gradativamente, indo de 186 (2015) para 94 (2021).
Contudo, no ano passado, o número cresceu para 99 registros, expressando o retorno de um pequeno aumento, depois de seis anos em queda. A informação é do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, por meio do Painel de Indicadores de Dados Básicos do HIV/Aids nos municípios brasileiros.
No mês da luta contra o HIV/Aids, mais conhecido como Dezembro Vermelho, o médico Pedro Henrique Rezende atesta a importância de se avançar com a campanha em prol de mitigar preconceitos ainda existentes. “Muitas vezes, confunde-se o infectado com o próprio vírus, e isso é uma das consequências da desinformação. Uma pessoa que vive com o HIV pode ter uma vida plena e saudável.”
Leia a matéria completa no portal Tribuna de Minas, parceiro do Metrópoles.