MG: após chuvas, governo federal decreta situação de emergência
Cidades têm sofrido com um rastro de destruição após as fortes chuvas que atingem o estado há quatro dias. Ao todo, 44 pessoas morreram
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal decretou situação de emergência em 47 municípios mineiros. As cidades têm sofrido com um rastro de destruição após as fortes chuvas que atingem o estado.
O decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (27/01/2020).
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou situação de emergência em 101 cidades. O governo local deve publicar a medida em uma edição extra do Diário Oficial do Governo de Minas Gerais. A medida vale por 180 dias.
Até o momento, 44 pessoas morreram e 19 continuam continuam desaparecidas. A maior parte dos óbitos ocorreram em deslizamentos e soterramentos. As tempestades atingem os mineiros há quatro dias.
Com o decreto da União, o governo federal pode enviar recursos para conter danos à saúde e aos serviços públicos. Nos próximos seis meses, as prefeituras podem pedir apoio para ações emergenciais, como abastecimento de água potável por caminhão-pipa, de distribuição de comida e de retirada de famílias de áreas de risco.