metropoles.com

Metrópoles recebe o 45º Prêmio Vladimir Herzog

O Metrópoles levou a categoria Produção Jornalística em Multimídia. O Prêmio Vladimir Herzog é um dos mais importantes do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de Rebeca Borges no prêmio Vladimir Herzog - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Rebeca Borges no prêmio Vladimir Herzog - Metrópoles - Foto: Reprodução

O Metrópoles recebeu, na noite desta terça-feira (24/10), o 45º Prêmio Vladimir Herzog na categoria Produção Jornalística em Multimídia pela reportagem Ouro Líquido.

A matéria, escrita pela jornalista Rebeca Borges, conta em detalhes uma briga por território, no sul do Pará, entre comunidades ribeirinhas e empresas que produzem dendê.

Trabalhos do O Globo, da Rádio Novelo e da TV Globo também venceram o Prêmio Vladimir Herzog, um dos mais importantes do Brasil.

Rebeca Borges percorreu 5,7 mil quilômetros do Pará até a Bahia ao lado da fotógrafa Rafaela Felicciano para denunciar como a cadeia produtiva do dendê impacta os povos quilombolas e indígenas.

O prêmio foi entregue em São Paulo. O evento também prestou homenagens aos jornalistas Glória Maria, Sônia Bridi e Fernando Morais, em decorrência das suas atividades na área da justiça social, democracia e direitos humanos.

“Primeiramente, eu queria agradecer a equipe do Instituto Vladimir Herzog, para mim é muito significativo estar aqui hoje, principalmente em um dia que tem Gloria Maria como homenageada, espero que a gente possa ter outras mulheres ocupando este espaço”, destacou a jornalista Rebeca Borges ao receber o prêmio.

“Também gostaria de agradecer à equipe do Metrópoles por nos ter dado a oportunidade de ir até o Pará, ir até a Bahia contar as histórias dessas pessoas que não são vistas”, completou Rebeca.

O especial

A reportagem do Metrópoles premiada nesta noite contou com a ilustração do mito iorubá de Yanka Romão, a narração da história ficou a cargo de Lohany Kayná e a animação do vídeo foi feita por Tauã Medeiros. Leonardo Hladczuk editou os documentários que compõem a matéria. O material que chegou à redação foi coordenado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Leilane Menezes, Daniel Ferreira, Michael Melo e Pedro Bedê e revisado por Juliana El Afioni.

Ouro Líquido também levou o Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), a categoria Cobertura de Notícias na Internet. Além disso, a reportagem recebeu a medalha de excelência no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design, na categoria Design: Social Issues.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?