Metrópoles recebe o 45º Prêmio Vladimir Herzog
O Metrópoles levou a categoria Produção Jornalística em Multimídia. O Prêmio Vladimir Herzog é um dos mais importantes do país
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles recebeu, na noite desta terça-feira (24/10), o 45º Prêmio Vladimir Herzog na categoria Produção Jornalística em Multimídia pela reportagem Ouro Líquido.
A matéria, escrita pela jornalista Rebeca Borges, conta em detalhes uma briga por território, no sul do Pará, entre comunidades ribeirinhas e empresas que produzem dendê.
Trabalhos do O Globo, da Rádio Novelo e da TV Globo também venceram o Prêmio Vladimir Herzog, um dos mais importantes do Brasil.
Rebeca Borges percorreu 5,7 mil quilômetros do Pará até a Bahia ao lado da fotógrafa Rafaela Felicciano para denunciar como a cadeia produtiva do dendê impacta os povos quilombolas e indígenas.
O prêmio foi entregue em São Paulo. O evento também prestou homenagens aos jornalistas Glória Maria, Sônia Bridi e Fernando Morais, em decorrência das suas atividades na área da justiça social, democracia e direitos humanos.
“Primeiramente, eu queria agradecer a equipe do Instituto Vladimir Herzog, para mim é muito significativo estar aqui hoje, principalmente em um dia que tem Gloria Maria como homenageada, espero que a gente possa ter outras mulheres ocupando este espaço”, destacou a jornalista Rebeca Borges ao receber o prêmio.
“Também gostaria de agradecer à equipe do Metrópoles por nos ter dado a oportunidade de ir até o Pará, ir até a Bahia contar as histórias dessas pessoas que não são vistas”, completou Rebeca.
O especial
A reportagem do Metrópoles premiada nesta noite contou com a ilustração do mito iorubá de Yanka Romão, a narração da história ficou a cargo de Lohany Kayná e a animação do vídeo foi feita por Tauã Medeiros. Leonardo Hladczuk editou os documentários que compõem a matéria. O material que chegou à redação foi coordenado por Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle, Olívia Meireles, Leilane Menezes, Daniel Ferreira, Michael Melo e Pedro Bedê e revisado por Juliana El Afioni.
Ouro Líquido também levou o Premio a la Excelencia Periodística, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), a categoria Cobertura de Notícias na Internet. Além disso, a reportagem recebeu a medalha de excelência no prêmio The Best of Digital Design, organizado pela Society of News Design, na categoria Design: Social Issues.