Compartilhar notícia
São Paulo – O Metrô de São Paulo passam a exibir vídeos com imagens de pessoas desaparecidas na cidade nas telas das TVs instaladas dentro dos vagões. Os alertas destacam fotos, nomes e o telefone do serviço municipal de localização.
Serão divulgados todos os dias pelo menos três imagens e descrições de pessoas desaparecidas nos trens que circulam pelas 55 estações das linhas Azul, Verde e Vermelha do Metrô.
As imagens fazem parte do banco de dados da Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Segundo a prefeitura, somente no ano passado o serviço municipal chegou a encontrar 579 pessoas.
O que fazer em caso de desaparecimento de familiar
Segundo autoridades, a família precisa primeiro tentar esgotar todos os meios de contato possíveis, assim que notar alguma anormalidade no padrão de rotina da pessoa e, se ela não estiver onde deveria sem deixar aviso, deve ser registrado um Boletim de Ocorrência imediatamente, na delegacia mais próxima ou pela internet. Não há necessidade de esperar 24 horas.
Após a abertura do BO, ainda na internet, deve ser preenchido o formulário para registro de dados da pessoa desaparecida A partir daí, a divisão inicia uma busca pela rede de informações que conecta vários serviços municipais.
A Divisão de Localização Familiar atende pelo WhatsApp (11) 97549-9700, ou e-mail: desaparecidos@prefeitura.sp.br. Também há um Posto Avançado no centro de São Paulo, na rua Mauá, nº 36, próximo à estação Júlio Prestes.