Meteoro é visto em cidades do Rio Grande do Sul. Veja o vídeo
Segundo informações preliminares, o fenômeno foi gerado em um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 kg e 12 kg
atualizado
Compartilhar notícia
Um meteoro foi visto, na noite desta quinta-feira (06/06/2019, por moradores de várias cidades do estado do Rio Grande do Sul.
Segundo dados preliminares da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 kg e 12 Kg, e teria surgido a cerca de 57 quilômetros de altitude próximo à cidade argentina 25 de Mayo.
Meteoro – Avistamentos em Santo Ângelo, Cruz Alta, Estrela, Quarai, Soledade, Terra de Areia, Caxias do Sul, Erechim, Almirante Tamandaré do Sul, Alegrete, Guaíba, Tapera, Canoas, Ijuí, Manoel Viana, Tupanciretã, Passo Fundo, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul, Pejuçara, Marau, Itaqui, São Martinho da Serra, Santa Vitória do Palmar, Tramandaí, Chiapetta, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Santa Bárbara do Sul, etc. Há relatos de avistamentos também da província argentina de Misiones e do Uruguai. Para informações do tempo metsul.com.
Posted by MetSul Meteorologia on Thursday, June 6, 2019
Em nota, a Bramon informou que, durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 km/s (49,1 mil km/h) até atingir a altitude de 27 quilômetros, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul. Segundo a entidade, as análises ainda são preliminares e podem ficar mais precisas se surgirem novas imagens e depoimentos – que podem ser enviados para o site da Bramon.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno foi avistado por volta das 22h30 nas cidades de: Santo Ângelo, Cruz Alta, Estrela, Quarai, Soledade, Terra de Areia, Caxias do Sul, Erechim, Almirante Tamandaré do Sul, Alegrete, Guaíba, Tapera, Canoas, Ijuí, Manoel Viana, Tupanciretã, Passo Fundo, Venâncio Aires, Sapucaia do Sul, Pejuçara, Marau, Itaqui, São Martinho da Serra, Santa Vitória do Palmar, Tramandaí, Chiapetta, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Santa Bárbara do Sul. Há relatos também de pessoas que viram o fenômeno na província argentina de Misiones, no Uruguai e no Paraguai.