metropoles.com

Metade dos presos por atos golpistas são de SP, MG, PR e MT; veja mapa

Apesar dos atos terroristas terem ocorrido no Distrito Federal, apenas 6% dos presos residem na capital federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Veloso/Metrópoles
Manifestantes bolsonaristas invadem a Esplanada dos Ministérios e promovem atos de vandalismo e terrorismo em prédios públicos. Na imagem, eles invadem Congresso Nacional e destroem parte inferior do gramado, entrando em confronto com a polícia - Metrópoles
1 de 1 Manifestantes bolsonaristas invadem a Esplanada dos Ministérios e promovem atos de vandalismo e terrorismo em prédios públicos. Na imagem, eles invadem Congresso Nacional e destroem parte inferior do gramado, entrando em confronto com a polícia - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

Metade dos bolsonaristas presos por envolvimento nos atos terroristas de 8 janeiro na Esplanada dos Ministérios são de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), apesar das cenas de extremismo terem sido registradas no Distrito Federal, apenas 6% dos presos provém da capital federal.

Entre os extremistas, 271 são do estado de SP. Em seguida aparecem MG (200 presos), PR (131) e MT (103). Veja o total de presos de cada unidade da Federação:

A Seape, porém, informa que as listas dos bolsonaristas encarcerados e a dos monitorados por tornozeleria eletrônica devem ser atualizadas nos próximos dias. Até o momento, constam dados de 1.382 pessoas, enquanto 1.459 foram presas no total.

Em 8 de janeiro, atos golpistas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inconformados com os resultados das eleições tomaram a Esplanada dos Ministérios. Extremistas invadiram os prédios dos Três Poderes e destruíram vidraças, mobílias e obras de arte.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem avaliado a situação dos presos. Nesta sexta-feira (20/1), a Corte anunciou que o magistrado terminou de analisar as prisões dos 1.406 extremistas.

Subiu para 942 o número de pessoas presas preventivamente por participarem dos atos golpistas. Além disso, 464 responderão em liberdade, sob condição do uso da tornozeleira eletrônica e outras restrições.

O Metrópoles procurou a Seape para confirmar se os dados sobre a unidade da Federação de cada preso descrevem a residência ou o local de registro da identidade dos detidos. No entanto, não houve retorno até a publicação desta reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?