metropoles.com

Metade dos acordos de trabalho reduz salário e suspende contrato

As medidas adotadas pelos patrões ficam asseguradas pelo governo federal, segundo a MP 936, que permite o corte em até 70% 

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

No período em que empresas buscam alternativas para conter a crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus, mais de metade das negociações em convenções e acordos coletivos envolvem redução de jornada e salário e suspensão do contrato.

As medidas ficam asseguradas pelo governo federal, segundo a MP 936, que permite o corte em até 70%. Os dados são da pesquisa Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgados nesta quinta-feira (23/04).

O estudo analisou, entre março e 17 de abril, 1.045 cláusulas. Dessas, 18% acordaram a redução de jornada e 17,9% pela redução de salário. Outros 17,3% suspenderam os contratos.

O levantamento mostra que o setor de bares, restaurantes e hotéis é o que mais tem negociado as jornadas, com 22% do total. Em seguida, sofreu redução a área de transporte, armazenagem e comunicações (21,6%) e comércio atacadista e varejista (12,9%). Confecções, vestuário, calçados e artefatos de couro ficaram com 11,8% do total de negociações.

De acordo o Ministério da Economia, mais de 1,7 milhão de pessoas tiveram corte na jornada de trabalhado ou o contrato suspenso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?