metropoles.com

Mesmo em pandemia, Goiás reabre sete parques para visitação do público

Segundo o governo, o funcionamento das unidades se dará de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos sanitários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo de Goiás/Agnaldo Félix
goias parque dos pirineus
1 de 1 goias parque dos pirineus - Foto: Divulgação/Governo de Goiás/Agnaldo Félix

Goiânia – Mesmo em um quadro de pandemia e com a vacinação avançando lentamente, a partir desta quinta-feira (20/5), sete Unidades de Conservação Estaduais (UCs) em Goiás serão reabertas para visitação pública e utilização para fins de pesquisas e levantamentos científicos presenciais, incluindo atividades educativas e de lazer comunitário, como caminhadas, ciclismo e visitas contemplativas.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o funcionamento será de forma gradual e monitorada, mediante o cumprimento dos protocolos de segurança para controle da pandemia de Covid-19.

Conforme a portaria publicada nessa terça-feira (18/5), no Diário Oficial do Estado, fica autorizada a reabertura dos parques estaduais da Serra de Caldas Novas (Caldas Novas), dos Pireneus (Pirenópolis), de Terra Ronca (São Domingos), Altamiro de Moura Pacheco e João Leite – unidades vizinhas que são geridas conjuntamente – (Goiânia), parque Estadual Telma Ortegal (Abadia de Goiás), Águas do Paraíso (Alto Paraíso – Catarata dos Couros) e a Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João (Cidade de Goiás).

As demais unidades de conservação estaduais permitem apenas atividades autorizadas pelas chefias.

Especificidades

Para a visitação nas cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca, devem ser observadas medidas de prevenção específicas. Entre elas fica decidido que o grupo de visitantes será reduzido a, no máximo, seis pessoas para um condutor, devendo ainda ser observado o distanciamento de dois metros entre cada integrante do grupo.

Na UC, além do uso de máscara facial, é obrigatória a higienização das mãos com álcool 70% antes de entrar na caverna e logo ao sair, tanta os condutores, quanto para os visitantes. O condutor deve garantir que todos os equipamentos de uso pessoal e coletivo – capacete, lanterna, calçados, vestimentas, entre outros -, sejam devidamente desinfetados, com exceção daqueles que, por orientação do fabricante, não possam receber produtos químicos.

Já as paradas para contemplação, interpretação e descanso estão limitadas a no máximo cinco minutos, como forma de redução ao agrupamento das pessoas. Por fim, em todas as situações válidas para as UCs goianas, o número de visitantes terá a sua capacidade de público readequada, de forma que a visitação possa ocorrer respeitando-se o espaçamento mínimo de dois metros entre as pessoas e o limite estabelecido pelo Plano de Manejo, caso a unidade o possua, até o limite estabelecido nas orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

Protocolos sanitários

De acordo com a secretária Andréa Vulcanis, para garantir a segurança dos usuários, existe a obrigatoriedade de observância aos protocolos sanitários destinados ao controle e combate à pandemia. Além do uso de máscara, álcool 70%, higienização e ventilação dos ambientes, também serão removidos jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso.

Números

Conforme o painel on-line da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o estado já registrou, 16.353 mortes por Covid-19 até esta quarta-feira (19/5). Além disso, apesar da redução de ocupação dos leitos hospitalares para tratar a doença e da fila de espera, o índice de contaminação segue elevado.

Ao todo, Goiás já contabilizou 587.240 casos confirmados de Covid nesses mais de 12 meses da pandemia, sendo que 2.359 foram registrados no último período de 24 horas.

A ocupação de leitos da rede estadual de saúde, que chegou a ultrapassar os 100% durante o mês de março e início de abril, quando viveu o pior momento da pandemia, estava, nesta quarta (19/5), em 78,89% nas unidades de terapia intensiva (UTIs) e 61,43% nas enfermarias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?