metropoles.com

Mesmo com um ministério, Republicanos diz que não integra base de Lula

Silvio Costa Filho ganhou a pasta de Portos e Aeroportos no governo, mas o Republicanos afirma que o ministro é da cota pessoal de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Douglas Gomes/Lid. Republicanos
Marcos Pereira, o presidente nacional do Republicanos, ajeita o óculos durante sessão na Câmara dos Deputados
1 de 1 Marcos Pereira, o presidente nacional do Republicanos, ajeita o óculos durante sessão na Câmara dos Deputados - Foto: Douglas Gomes/Lid. Republicanos

Um dia após o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ser anunciado como ministro dos Portos e Aeroportos, o partido Republicanos emitiu uma nota para afirmar que não irá compor a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O comunicado divulgado nesta quinta-feira (7/9) é assinado pela Executiva Nacional da Sigla.

“O Republicanos vem a público reiterar, mais uma vez, que não fará parte da base do governo Lula e seguirá atuando de forma independente. Sendo assim, informamos que a indicação do deputado federal Silvio Costa Filho (PE) para o Ministério de Portos e Aeroportos trata-se, exclusivamente, de um convite pessoal e direto do presidente Lula ao parlamentar”, diz a nota.

A direção nacional do partido é comandada pelo deputado Marcos Pereira (SP, foto em destaque).

Apesar de agora estar à frente de uma pasta no governo Lula, o Republicanos se consolidou sobre uma base de centro-direita e filia desde novos ministros até aliados de primeira grandeza do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

A aproximação com o partido de Tarcísio foi alvo de provocação no primeiro escalão. Depois de perder o comando do Ministério dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB) usou as redes sociais para parabenizar Silvio Costa Filho e fazer uma leve alfinetada à decisão de Lula.

“Posso garantir que Sílvio Costa é um grande político, muito preparado e filho de um grande amigo meu. Nos ajudará na tarefa de promover a união e reconstrução que o Brasil tanto precisa. Saúdo Lula por trazer para o governo Tarcísio e seu partido para nos apoiar. O Brasil voltou”, escreveu França em uma rede social.

Centrão na Esplanada

Na noite dessa quarta-feira (6/9), o líder do PP na Câmara dos Deputados, André Fufuca (MA), e o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) foram anunciados como ministros do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente.

Num acerto visando a governabilidade, os novos ministros assumem as pastas no lugar de Ana Moser e Márcio França. França deve continuar ministro, mas em outra pasta ainda a ser criada, que será chamada de Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo, a nomeação e a posse dos novos ministros serão realizadas no retorno do presidente Lula da reunião do G20 na Índia, ou seja, na próxima semana.

O anúncio dos novos ministros ocorre após pressão do grupo político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para acomodar o Centrão em mais pastas do primeiro escalão do governo. A primeira substituição para esse fim ocorreu em julho, com a nomeação de Celso Sabino para a pasta do Turismo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?