metropoles.com

Mesmo com pandemia, pedidos de medida protetiva aumentaram em SP

Dados do Tribunal de Justiça indicam queda brusca nos pedidos entre março e maio, mas alta significativa no segundo semestre de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
manifestação-rodoviária-marinésio-galeria-violencia contra a mulher
1 de 1 manifestação-rodoviária-marinésio-galeria-violencia contra a mulher - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

São Paulo – Apesar de o início da pandemia do novo coronavírus ter refletido em aumento da violência contra a mulher e queda no número de registros, os pedidos de medida protetiva tiveram alta em 2020 em relação ao ano anterior, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

Dados da Corte indicam que houve uma queda brusca entre março e maio. Entretanto, o número de medidas protetivas distribuídas aumentou 1,5% no ano passado quando comparado com 2019.

Ao todo, foram feitos 65.742 pedidos em 2019 e 66.698 em 2020. Considerando apenas o último semestre, o aumento foi de 6,7%.

As medidas protetivas foram instituídas na Lei Maria da Penha e oferecem apoio em casos de urgência para vítimas de violência doméstica.

O mecanismo de proteção estabelece, entre outros, o afastamento do lar e a proibição de contato entre o agressor e a vítima.

Como pedir ajuda?

Para ajudar essas mulheres que querem informações e orientações antes de tomar uma decisão, o Tribunal de Justiça de São Paulo disponibiliza o projeto “Carta de Mulheres”.

As vítimas (ou qualquer pessoa que queira ajudar uma mulher vítima de violência) acessam o formulário on-line www.tjsp.jus.br/cartademulheres e preenchem os campos.

Uma equipe especializada responderá com as orientações. São profissionais que trabalham na Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?