Mesmo com novo lote, 1ª dose de vacina segue suspensa no RJ
Reforço do imunizante é insuficiente para cobrir a quantidade estimada de jovens de 24 anos, que seriam os próximos na fila de vacinação
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – A cidade do Rio recebeu um novo lote com cerca de 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 na madrugada desta quarta-feira (11/8). A carga chegou no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, na Ilha do Governador, mas não houve tempo para a distribuição.
Com isso, a aplicação das primeiras doses segue suspensa na capital. Pelo calendário, o público-alvo seriam as pessoas com 24 anos.
As unidades de saúde no município do Rio fazem, no entanto, um dia de repescagem para cariocas de 50 anos ou mais. A segunda dose do imunizante continua sendo aplicada. Pessoas com deficiência, gestantes, puérperas e lactantes com 18 anos ou mais também podem se vacinar.
Dessas 100 mil novas unidades, 38 mil ficarão na capital. Porém, o número de doses é insuficiente para cobrir a quantidade estimada para jovens de 24 anos, que seriam 70 mil nesta faixa etária. Ainda não há confirmação da retomada do calendário.
Reclamação de Paes
Na noite desta terça (10), o prefeito Eduardo Paes (PSD) avisou da suspensão e lembrou que há um grande estoque parado no Ministério da Saúde. “Em tempo: parte dessas 10 milhões de doses estão lá desde o dia 4!”, postou.
Infelizmente fomos informados que as vacinas previstas p hoje só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã. Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo: parte dessas 10Mi de doses estão lá desde 04/08!
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 10, 2021
O Ministério da Saúde entregou ao RJ, ao todo, 3,5 mil doses de AstraZeneca e 94,7 mil doses de Pfizer.