Mesmo com nova remessa em GO, Goiânia não terá 1ª dose na quarta-feira
Goiás recebeu 120,2 mil doses da Coronavac nesta terça (27/7), mas capital do estado não teve acesso e suspendeu parte da vacinação
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A vacinação da primeira dose contra a Covid-19 está suspensa em Goiânia nesta quarta-feira (28/7). A decisão inclui o drive-thru do Shopping Passeio das Águas, que estará fechado.
Isso acontece mesmo depois de Goiás receber 120,2 mil doses da Coronavac, na tarde desta terça-feira (27/7), que podem ser aplicadas na primeira ou segunda dose.
A carga com os imunizantes da Coronavac foi desembarcada do Aeroporto de Goiânia no início da tarde desta terça e levada para a Central Estadual de Rede de Frios, que também fica na capital.
Menos doses
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), informou que essas doses da Coronavac estão disponíveis para a retirada pela prefeitura da capital desde o fim da tarde. A quantidade ainda não foi divulgada.
A prefeitura de Goiânia disse em nota enviada ao portal que foi comunicada da disponibilidade das doses às 18 horas e que vai buscá-las na manhã desta quarta-feira (28/7). Uma estratégia para a aplicação dessas doses deve ser montada para quinta-feira (29/7).
Goiânia deve receber uma menor proporção dessa remessa da Coronavac, porque recebeu mais doses da Pfizer em cargas anteriores, segundo a SESGO. Parte dos municípios do interior não recebem o imunizante do laboratório estadunidense. Seu armazenamento depende de um sistema de refrigeração mais potente, que nem todos possuem.
Segunda dose continua
A aplicação da segunda dose de AstraZeneca e Pfizer continua normalmente em Goiânia.
Com a Pfizer serão vacinadas as pessoas agendadas para os dias 29/7 e 30/7, sendo pela manhã quem tem nome com iniciais de A a L e à tarde de M a Z.
Gestantes, puérperas e idosos continuam sendo atendidos, sem agendamento, no Ciams Dr Domingos Viggiano.
Outras doses
Goiânia deve receber doses para a primeira aplicação de um lote previsto para chegar na quarta (28/7).
Serão 159,1 mil doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 72,5 mil doses da Pfizer, que serão distribuídos aos municípios goianos.
Além das doses da Coronavac, nesta terça também chegaram 34,6 mil doses do tipo AstraZeneca, que devem ser usadas apenas na segunda aplicação.