Mesmo com decreto, Rio comemora “Dia Star Wars” no Planetário da Gávea
Com risco alto de contaminação e necessidade de reforçar a importância da vacina, prefeitura promove evento com a presença de “Darth Vader”
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Com a cidade superando a marca de mais de 24 mil mortos em consequência da Covid-19 e mais de 260 mil casos confirmados, a Prefeitura do Rio convida para a comemoração do “Dia Star Wars”, no Planetário da Gávea, na zona sul da cidade. O evento, que pode contrariar o decreto municipal que proíbe a realização de eventos que gerem aglomeração, é uma realização da Fundação Planetário, divulgada pela Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), que tem como titular Marcelo Calero.
De acordo com o convite, a ideia é unir a vacinação contra a Covid-19 com a comemoração pelo dia Star Wars (“Star Wars Day”), celebrado em 4 de maio internacionalmente pelos fãs.
Para isso, o espaço contará com um cosplayer do vilão Darth Vader. “O personagem irá acompanhar a abertura das portas à população nesta terça-feira e chamar todos para o lado imunizado da força”, diz o chamado.
A cidade do Rio vacinou cerca de 1.5 milhão de pessoas, o que representa 22% dos habitantes da capital do estado.
A escolha da data para celebrar a série é uma referência à data em inglês (“May, the Forth” – Quatro de maio) e à famosa fala dos Jedis (May the Force be with you – Que a Força esteja com você), explica do convite. A celebração será realizada das 8h às 10h.
O Metrópoles questionou a Prefeitura do Rio sobre a celebração e coube à Secretaria de Saúde negar que a ação fosse um evento. “Ações semelhantes têm sido realizadas nos pontos extras de vacinação, com música ou apreciação de peças em exposição nos espaços culturais usados, sem registrar qualquer aglomeração ou tumulto”, explicou a SMS, em nota.
No texto, a secretaria informou ainda que o objetivo da ação “não é atrair público presencial, mas sim, a partir da cobertura jornalística e das redes sociais oficiais da Prefeitura, aproveitar a data e o personagem para se comunicar com o público geek/nerd, chamando a atenção para a importância da vacinação contra covid-19 e das medidas de proteção à vida”.