metropoles.com

Mercosul inicia negociações para acordo de livre comércio com o Canadá

Ministros brasileiros estão no Paraguai para participar da cerimônia de lançamento das negociações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
1520628107406
1 de 1 1520628107406 - Foto: Divulgação

O Mercosul iniciou nesta sexta-feira (9/3) negociações para um acordo comercial com o Canadá que as autoridades esperam concluir ainda neste ano e consideram uma mensagem de apoio ao livre comércio, na contramão de políticas protecionistas. A primeira rodada será em Ottawa, em 19 de março, o que concretizará um processo cujas discussões tiveram início em 2010.

Os ministros brasileiros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima, e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, estão no Paraguai para participar da cerimônia de lançamento das negociações com seus pares do bloco sulamericanos e ministros canadenses.

Em nota, o ministro Jorge de Lima disse que as negociações envolvem um acordo amplo, que abrange o comércio e bens, serviços, compras governamentais, pequenas e médias empresas e propriedade intelectual. Em 2017, o fluxo comercial entre Brasil e Canadá foi de cerca de US$ 4,5 bilhões, com um superávit para o Brasil de cerca de US$ 950 milhões.

“O Canadá é um importante e exigente mercado consumidor. Esperamos um aumento expressivo e a diversificação da nossa pauta exportadora que hoje é bastante concentrada”, disse.

O chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, afirmou que a medida visa combater o discurso protecionista. “Este lançamento está transmitindo uma mensagem política muito importante para a comunidade internacional, já que hoje estamos vendo o início do que pode ser um retrocesso no livre comércio e um protecionismo que acreditávamos superado”, disse Loizaga.

“Estamos enviando uma mensagem ao mundo”, concordou o ministro canadense François-Philippe Champagne, que destacou as possibilidades de intercâmbio com o quarto maior bloco comercial do mundo, que tem uma população combinada de 260 milhões de habitantes.

O chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, explicou que o pacto tem um caráter “progressista” porque não aborda unicamente questões tarifárias ou de impostos, mas estabelece regras vinculadas ao gênero, às pequenas empresas e ao meio ambiente.

“Calculo que até o final deste ano, com toda certeza, poderia acontecer”, declarou em relação à conclusão do acordo.

As negociações iniciam após os Estados Unidos anunciarem sobretaxas à importação de aço e alumínio brasileiro. “Enquanto alguns atores internacionais se fecham, o Brasil e os sócios do Mercosul têm demonstrado que é fundamental a integração dos nossos mercados às cadeias globais de valor. A negociação de novos acordos, como este com o Canadá, é um importante caminho”, completou o ministro brasileiro

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?