metropoles.com

Mercado financeiro: aprovação de Haddad sobe e rejeição a Lula aumenta

Em novembro de 2023, o ministro da Fazenda tinha aprovação de 43% do mercado financeiro. Agora, avaliação positiva está em 50%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida de Lula e Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de Lula e Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

Pesquisa da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20/3), mostra avanço na aprovação do trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entre o mercado financeiro. Em contrapartida, a avaliação em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) piorou entre o setor.

Nas respostas obtidas em março, 50% dos entrevistados do mercado financeiro consideram o trabalho de Haddad como “positivo”, uma melhora do resultado de novembro do ano passado, quando 43% tinham dado a mesma avaliação ao ministro.

A maior aprovação a Haddad ocorreu em julho de 2023, com 65%, e a menor taxa foi em março do ano passado, na primeira pesquisa do instituto.

Imagem colorida de gráfico de aprovação e rejeição do ministro Fernando Haddad por mercado financeiro - Metrópoles

Avaliação de Haddad em pesquisa do mercado financeiro

Cerca de 51% dos entrevistados consideraram o ministro “mais forte que no começo do mandato”, com 35% avaliando “igual”, e 14% como “menos forte que no começo do mandato”.

No entanto, para 71%, a política econômica vai na direção errada, semelhante ao dado de novembro (73%). Aproximadamente 99% dos entrevistados acreditam que o governo não alcançará a meta do déficit zero, proposta de Haddad.

O instituto entrevistou 101 pessoas ligadas a gestão, economia, análises e tomadas de decisão do mercado financeiro. As respostas foram colhidas em entrevistas on-line, de 14 a 19 de março.

Lula

A rejeição ao governo do presidente Lula subiu. Em novembro, 52% avaliaram a gestão de forma negativa. Agora, 64% deram essa classificação.

Imagem colorida de gráfico de aprovação e rejeição do governo Lula por mercado financeiro - Metrópoles
Avaliação de Lula na Genial/Quaest do mercado financeiro

No fim do ano passado, 9% tinham impressão positiva do governo e, agora, apenas 6%.

Petrobras

Para 97%, houve erro na decisão da Petrobras de não pagar os dividendos extraordinários aos acionistas, com 3% a favor da escolha.

Cerca de 85% acreditam que isso terá impacto negativo na Bolsa de Valores, enquanto 15% previram nenhuma alteração.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?