metropoles.com

Mercado de picapes: o que as montadoras prometem para o Brasil?

A Ram 3500 exigirá até CNH tipo C para condução. Ford Maverick está confirmada para logo. E a marca chinesa Great Wall trará a Poer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ram
1 de 1 ram - Foto: null

As caminhonetes, pequenas, médias ou grandes, estão cada vez mais confortáveis, se destacam ao longo dos anos no Brasil e em 2021 chegou a ter uma delas como o modelo mais vendido: a Fiat Strada, que emplacou 109 mil unidades. No finalzinho do ano, passou a ter até opção de câmbio automático. Outra Fiat, a Toro, chegou aos 70,9 mil emplacamentos. Juntas, Toyota Hilux e Chevrolet S10 entram no ranking com outras 80 mil.

E o que vem, enfim, por aí? A Sttelantis anunciou nesta quarta-feira (26) que a Ram vai passar a ter no portfólio a 3500, o terceiro modelo da única marca premium de picapes do Brasil. Aliás, será a segunda novidade da Ram em menos de um ano, depois da chegada da 1500 Rebel em abril do ano passado. Será a maior picape à venda no Brasil. E para guiá-la, será necessário ter CNH do tipo C, exigida para condutores de caminhões.

Ela será equipada com motor turbodiesel de 377cv de potência e 117,3kgmf de torque (12 cv a mais do que na Ram 2500). E poderá carregar 1.752kg e rebocar até 9.021kg. Na comparação com a 2500, são 664 kg e 1.160 kg a mais nas capacidades de carga e reboque, respectivamente. Não foram dadas informações sobre preço. 

Aliás, foram emplacadas 2.760 unidades da linha Ram no ano passado – uma alta de 87% em relação a 2020. A Ram 2500, por exemplo, foi o veículo acima de R$ 400 mil mais vendido no país. 

Confira o vídeo:

Mas há muita expectativa no segmento para 2022. Confira o que está rolando nos bastidores (ou nem tanto) do mercado picapeiro. 


Ford Maverick 

Há seis meses ela foi oficialmente mostrada ao público nos Estados Unidos – com mais de 100 mil reservas. Virá em uma única versão exatamente preparada para o país: a Lariat FX4. O conjunto propulsor terá motor 2.0 de 253cv e 38,0kgfm de torque e câmbio automático de 8 marchas.O nome Maverick foi usado no cupê esportivo que se tornou um ícone dos anos 70 no Brasil e nos Estados Unidos. 


Nissan Frontier 

Passará por uma reestilização (nova grade frontal) e faróis dianteiros com assinatura em led em formato de “C”. O motor não muda: é 2.3 turbodiesel de 160cv ou 190cv, com tração 4×4. Deve ganhar novos equipamentos de segurança. 


Chevrolet Montana 

A tradicional picape, produzida a partir da plataforma usada pela família Onix e pela Tracker, vai ficar maior – e terá como principal concorrente a Fiat Toro. A General Motors não divulgou detalhes, mas já dá para adiantar alguma coisa. Em junho do ano passado, a empresa informou que a fábrica de São Caetano do Sul já estava em preparação e que o produto é parte integrante dos R$ 10 bilhões que a GM investe no país. A Montana fará parte da nova família de veículos globais da Chevrolet. Ela deve vir com o motor 1.2 turbo de 133cv (usado) no SUV Tracker ou mesmo com o 1.4 turbo de 153cv do Cruze. 


Chevrolet Silverado 

 

É possível que a quarta geração do modelo possa vir ao Brasil, mas não há definição (pelo menos pública). E com o caprichado motor 6.2 do Camaro ZR2 (420cv e 63,6mkgf de torque). Mas a novidade mesmo é a Silverado elétrica – que talvez não venha logo para o Brasil. A picape tem autonomia de até 640 km com uma carga completa. Os 670cv de potência com torque de 100kgfm permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. E mais: são 4.535 kg de capacidade de reboque com até 590 kg de carga útil.  A picape tem tração nas quatro rodas,o sistema Multi-Flex Midgate – que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, com o rebatimento também dos bancos traseiros – e o Super Cruise, tecnologia de assistência de direção autônoma que permite que os motoristas andem nesta condição por mais de 320 mil km de estradas compatíveis nos EUA e Canadá. 


Peugeot Landtrek 

Provavelmente em razão de o controle da marca migrar para as mãos da Stellantis, a Peugeot não definiu prazos e preços para a chegada da tão falada (talvez pelo tempo em exposição) Landtrek – que vem de olho na Toyota Hilux e na Chevrolet S10.


Hyundai Santa Cruz 

Baseada na nova geração do Tucson, a picape – como todo lançamento da marca coreana – deve vir recheada de equipamentos de segurança e conforto:central multimídia de 10” com Apple CarPlay e Android Auto e sistema de condução semi autônoma.


Great Wall Poer 

A marca chinesa chega forte, a ponto de comprar uma fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo, para produzir a picape Poer já no ano que vem. Ela competirá com a Toyota Hilux e a Chevrolet S10. Deve ser bem equipada, até para quebrar o ‘preconceito’ com produtos chineses, ofertando seis airbags, controles de tração e estabilidade e, talvez, ajuda de condução semi-autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa e ponto cego e frenagem automática.


Volkswagen Saveiro 

Deve ganhar apenas mais uma reestilização, talvez ainda no primeiro semestre de 2022. Não esperem muito: arrumações visuais na dianteira e novos  equipamentos.


 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?