Mentiras e traições: EUA e Brasil brigam por maior esmeralda do mundo
Maior esmeralda do mundo foi encontrada no Brasil e está em posse dos Estados Unidos. Conheça a saga para decidir quem tem direito à pedra
atualizado
Compartilhar notícia
Em sua jornada por pedras preciosas, garimpeiros brasileiros podem ter descoberto a maior esmeralda do planeta. A história da gema é repleta de intrigas e mistérios. Encontrada em 2001, em uma reserva de esmeralda no interior da Bahia, a pedra é motivo de intensas disputas sobre quem de fato a encontrou e reivindica a posse. Ela é avaliada em R$ 1,9 bilhão.
Com quase 400 kg, a pedra era tão colossal que os garimpeiros não conseguiram estimar o valor exato. Mas tinham uma certeza: estavam diante de uma verdadeira fortuna. Batizada de Esmeralda Bahia, ela rapidamente despertou a cobiça de muitos. O americano Tony Thomas afirma ter comprado a maior esmeralda do mundo, e alega que pagou pela pedra, mas nunca a recebeu.
O americano recorreu à Justiça dos Estados Unidos. Os empresários brasileiros responsáveis pela esmeralda afirmam que nunca negociaram a pedra com Thomas.
Para ler a reportagem completa acesse Click Petróleo e Gás, parceiro do Metrópoles.