metropoles.com

Menos intenso, fenômeno La Niña deve começar antes do Carnaval

As condições para a formação do La Niña foram confirmadas pelas Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Camila Olivo/ Metrópoles
Com temperaturas máximas de 36ºC e umidade relativa do ar abaixo de 20%, regiões do interior de SP estão em alerta para risco de incêndio - Metrópoles
1 de 1 Com temperaturas máximas de 36ºC e umidade relativa do ar abaixo de 20%, regiões do interior de SP estão em alerta para risco de incêndio - Metrópoles - Foto: Camila Olivo/ Metrópoles

As condições para a formação do fenômeno climático La Niña foram confirmadas, nesta quinta-feira (9/1), pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa). O fenômeno tem 59% de acontecer, e deve começar antes do Carnaval, persistindo de fevereiro a abril de 2025.

A atuação do La Niña este ano será fraca e menos intensa. Entre março e maio, é provável que o fenômeno desapareça e o sistema passe para uma condição neutra.

imagem colorida
Atuação do La Niña 2025 – Metrópoles

Com esse cenário, os impactos do fenômeno climático podem ser menores do que em eventos mais intensos.

As condições favoráveis para a formação do La Niña surgiram em dezembro de 2024 e foi identificada por temperaturas mais frias do que o normal na superfície do mar em algumas partes do Oceano Pacífico.

La Niña é um fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial, afetando ventos, pressão e precipitação (chuvas).

“Em resumo, as condições de La Niña estão presentes e devem persistir de fevereiro a abril de 2025 (59% de chance), com uma transição para ENSO-neutro provável durante março a maio de 2025 (60% de chance)”, diz a Nooa em nota.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?