Menino que morreu por coronavírus foi internado ao cair de árvore
Garoto estava internado desde o início de abril e passou por três unidades de atendimento no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
Guilherme Henrique Gomes do Nascimento, de 12 anos, que se tornou a vítima mais jovem a morrer por Covid-19 no Rio de Janeiro, buscou atendimento médico após cair de uma árvore, no início deste mês. As informações são do jornal Extra.
Os detalhes do socorro constam no prontuário médico do paciente no Hospital Federal dos Servidores, onde ele morreu nessa sexta-feira (24/04). Inicialmente, o menino foi tratado na UPA de Irajá.
Ao ser constatada a suspeita de coronavírus, a criança foi transferida para o Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, referência pediátrica para tratamento da doença. Porém, já entubado e em estado grave, acabou sendo novamente transferido, dessa vez para a unidade federal, onde acabou morrendo.
De acordo com o prontuário, o paciente chegou à unidade federal com pneumonia, derrame pleural (água no pulmão), sepse grave e insuficiência respiratória. Ele foi imediatamente isolado, posto em ventilação mecânica e passou a receber medicação antiviral, mas não reagiu ao tratamento.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que o exame para Covid-19 foi colhido quando o paciente ainda estava na UPA. Mas a informação contradiz o que está escrito no prontuário: de acordo com o documento assinado pela equipe médica, o paciente só foi testado na última segunda-feira (20/04), um dia após chegar ao Hospital dos Servidores. O resultado positivo para Covid-19 chegou no mesmo dia em que ele morreu.