Menino que incentiva leitura sofre racismo: “Criado pra ser preto e pobre”
Adriel, de 12 anos, não se abalou: “Tenho orgulho de ser negro”. E viu seguidores no Instagram saltarem para 386 mil – eram cerca de 300
atualizado
Compartilhar notícia
Apaixonado por livros, séries e filmes, o pequeno Adriel, de 12 anos, usa as redes sociais para incentivar o gosto pela literatura. No entanto, na última quarta-feira (27/05), ele foi alvo de uma série de comentários racistas nas publicações em seu perfil no Instagram. “Eu achava que preto era para estar cavando mina, não lendo”, escreveu um internauta.
A fala racista foi enviada por mensagem privada e vista pela mãe de Adriel, que fiscaliza os perfis dele. Palavrões e frases agressivas também foram recebidas pelo menino, que mora em Salvador (BA): “Para de ser trouxa e volta para a sua realidade seu merda. Você foi criado para ser preto e pobre”, dizia uma delas.
Os prints das mensagens foram postados nos stories de Adriel, com uma linda lição ao agressor: “Em pleno século 21 pessoas ainda são racistas? Atualizem-se. Insultos acabam com psicológico de pessoas fracas, esses tipo de coisa não me abala em nenhum ponto. ALIÁS, tenho orgulho de ser negro”.
O pequeno ainda aproveitou para aconselhar o internauta que o agrediu a estudar mais. “Aprende a escrever, cara. Isso não é um insulto, e sim um conselho”, afirmou, com elegância devastadora.
O caso repercutiu e foi compartilhado por vários perfis, a fim de ajudar Adriel a esquecer os ataques racistas e incentivá-lo a continuar com seu trabalho. Adriel apareceu nos stories e gravou uma série de vídeos agradecendo a todos que estavam lhe seguindo, além de informar que estava recebendo muitas mensagens privadas, e que tentaria responder todas.
Além da reação comovente, as pessoas também começaram a seguir o perfil do menino (@livrosdodrii) em números superlativos: ele viu o número de seguidores saltar de cerca de 300 para 386 mil em poucas horas – e contando.
“Tem várias pessoas me mandando mensagens de carinho, e são tantas, que eu nem tô conseguindo responder. Eu não achei que esse caso ia repercutir tanto. Eu prometo responder todos. Ainda existem pessoas que podem salvar esse mundo”, emocionou-se Adriel, numa série de vídeos.