metropoles.com

Menino autista preso em canil pela mãe e avó era dopado e amarrado

Criança era forçada a passar longos períodos sem água e comida. Mãe a avó alegam que menino era “agitado e que faziam para o bem dele”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Menino era mantido em canil
1 de 1 Menino era mantido em canil - Foto: Reprodução

O menino autista de 8 anos que era trancado em um canil pela mãe e avó sofria uma rotina constante de maus-tratos, segundo investigações da 54ª DP, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ). Relatos indicam que a criança era dopada com “fortes doses de calmantes”, e dormia amarrada em uma cama.

A criança foi resgatada na segunda-feira (17/5) pelo Conselho Tutelar do Rio de Janeiro.

De acordo com testemunhas, as mulheres, de 62 e 27 anos, mantinham a criança a maior parte do tempo no espaço de 2 metros quadrados, no quintal da casa. Quando permitiam que o menino entrasse na residência, ele deveria ficar dentro de uma lata de lixo.

A criança ainda passava horas sem comida ou água, e apresentava um quadro de inanição e desidratação quando foi encontrado.

“O menor chegou ao hospital fraco, desnutrido, com falhas no cabelo, cicatrizes arredondadas, dentes escuros e em estado de pânico, por ter sido submetido a intenso sofrimento físico e mental”, afirmou o juiz Rafael Rezende.

No auto de prisão em flagrante, consta que a mãe a avó alegaram que a criança é “muito agitada e que fazem isso para o bem do menino”. As duas foram presas em flagrante pelos crimes de tortura e cárcere privado, após vizinhos acionarem o Conselho Tutelar.

No entanto, a Justiça converteu a prisão em preventiva, na quarta-feira (19/5). Se condenadas, a mãe e a avó podem pegar uma pena superior a 15 anos.

Na casa, ainda viviam três outras crianças, com idades entre 3 e 10 anos. Todas foram encaminhadas para o Conselho Tutelar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?