metropoles.com

Menina com câncer realiza o último desejo: ver o filme do Homem-Aranha

Sophia, de 12 anos, lida com um câncer em estágio terminal e queria assistir ao novo filme. Ela é tratada em Hospital Pediátrico da UFRJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Sophia_Vitoria
1 de 1 Sophia_Vitoria - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – Aos 12 anos, Sophia Vitória, uma adolescente que ama super heróis, teve que se preocupar com um último pedido de vida. Com um câncer em estágio terminal, a jovem realizou um desejo: assistir à estreia do filme de seu personagem favorito da Marvel, o Homem-Aranha.

O pedido da menina foi atendido nessa quinta-feira (16/12), em uma sessão aberta exclusivamente para ela na rede de cinemas Kinoplex. Familiares e amigos de Sophia puderam acompanhar esse momento de felicidade.

“Ela ficou cinco meses no hospital, preocupada porque não conseguiria assistir ao filme. Com a internação não saberíamos se poderíamos ir. Não conseguimos o ingresso para uma sala com a estrutura de que ela precisa. Foi a equipe médica do hospital que iniciou uma mobilização para que ela estivesse aqui a tempo de realizar esse desejo”, contou a mãe, Kellen do Rosário, de 36 anos, ao Extra.

2 imagens
Sophia e a mãe, Kellen
1 de 2

Sophia e o pai, Luiz Fernando, no cinema

Reprodução
2 de 2

Sophia e a mãe, Kellen

Reprodução

Durante a sessão, Sophia, que sentou na primeira fileira, não desgrudou os olhos da tela e se encarregou de contar ao pai, Luiz Fernando, todos os momentos que ele perdia. Sua história foi contada para servir como um alerta sobre a doença. A adolescente é tratada pelo Hospital Pediátrico da UFRJ (IPPMG).

”Foi muito gratificante para nós do Kinoplex poder atender a esse pedido tão especial e genuíno.  A Sony foi uma super parceira, autorizando imediatamente a exibição do filme. O cinema tem dessas coisas, é mágico. O que ficou para nós foi um sentimento de gratidão por podermos levar esse pedacinho de alegria para Sophia e sua família”, contou Patricia Cotta, gerente nacional de marketing do Kinoplex, ao Metrópoles.

Diagnóstico

Em julho deste ano, a família de Sophia descobriu uma grave aplasia medular na menina. De acordo com a mãe, os sintomas iniciais que ligaram o sinal de alerta foram: dor de cabeça, fraqueza, taquicardia e fluxo menstrual intenso.

Ela foi, então, diagnosticada e internada no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da UFRJ, na Ilha do Fundão. O único tratamento para a menina seria um transplante de medula óssea, que teve compatibilidade encontrada em uma de suas irmãs e a cirurgia foi marcada.

No entanto, posteriormente, foi identificado um tumor intramandibular, junto à carótida, artéria que leva sangue e oxigênio ao cérebro, e a cirurgia precisou ser adiada.

“A partir deste momento, ela começou a ficar mais debilitada. As transfusões começaram a ser mais recorrentes, os antibióticos aumentaram muito. Foram muitos procedimentos cirúrgicos”, lembrou Kellen.

Em novembro, uma nova detecção: Sophia foi diagnosticada com mucormicose, infecção fúngica oportunista altamente invasiva conhecida também como “fungo negro”. Desde então, chegou a ficar internada no CTI e ser intubada. Os médicos não conseguiram conter o avanço da doença e decidiram, junto à família, que seria melhor que a menina fosse levada para casa sob cuidados paliativos.

3 imagens
Sophia no Hospital Pediátrico da UFRJ
Sophia e a mãe
1 de 3

Sophia tem três irmãs

Reprodução
2 de 3

Sophia no Hospital Pediátrico da UFRJ

Reprodução
3 de 3

Sophia e a mãe

Reprodução

“A medicina disse que já fez tudo que podia, não há mais recursos. O quadro dela, segundo os médicos, é de fim de vida. Somos evangélicos. Creio que todos nós temos um tempo de vida aqui, Deus tem o melhor para a vida dela. Agora, o sim ou o não, quem decide é Deus. Ele é o dono da vida dela e pode dar a cura mesmo que a medicina tenha esgotado todos os recursos. Cremos que o milagre possa acontecer. Sophia é uma menina esperta, especial, inteligente e cativante. No momento, ela precisa do apoio de um cilindro de oxigênio porque a saturação dela tem se mantido muito baixa”, assegurou Kellen.

“Tenho muita fé e agradeço toda a corrente de oração que tem sido feita pela minha vida, de pessoas que eu não conheço e que vêm orando pela minha vida. Confio em Deus, estou consciente de tudo que pode acontecer daqui para frente”, declarou Sophia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?