metropoles.com

Mendonça determina que Gonçalves Dias compareça à CPI do MST

Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias será ouvido como testemunha, ou seja, pode escolher ficar em silêncio durante a sessão da CPI do MST

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Governo da Bahia
Advogado GDias GDias Governo Lula documento secreto General Gonçalves Dias
1 de 1 Advogado GDias GDias Governo Lula documento secreto General Gonçalves Dias - Foto: Divulgação/Governo da Bahia

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta sexta-feira (28/7), que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçaves Dias compareça à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST. No entanto, ele será ouvido como testemunha, ou seja, pode escolher ficar em silêncio.

“Concedo a ordem de habeas corpus, para assegurar ao paciente: i) o direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação, se instado a responder perguntas cujas respostas possam incriminá-lo, mantida a obrigatoriedade de comparecimento à CPI, na condição de testemunha”, escreveu Mendonça na decisão.

Gonçalves Dias pediu, na última segunda-feira (24/7), para não depor à CPI. A defesa do ex-GSI alegou que a convocação é um “manifesto constrangimento ilegal” contra ele e “aparenta ter natureza predominantemente política”.

O colegiado aprovou, em 11 de julho, a convocação de Dias, apresentada pelo deputado federal Ricardo Salles (PL-SP). O parlamentar alega que o ex-ministro deve prestar esclarecimentos sobre a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) “no monitoramento de invasões de terra ocorridas durante o atual governo”.

Marco Edson Gonçalves Dias era o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República em 8 de janeiro, data dos atos antidemocráticos praticados na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Pressionado após a divulgação de imagens que o mostram circulando pelo Palácio do Planalto durante as invasões de bolsonaristas, ele acabou pedindo exoneração do cargo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?