Mendes Thame, um dos fundadores do PSDB, morre aos 75 anos em SP
Thame foi deputado federal por sete mandatos e também prefeito de Piracicaba, no interior de São Paulo, sua cidade natal
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Antônio Carlos de Mendes Thame morreu na manhã desta quinta-feira (28/4), aos 75 anos, em São Paulo. Mendes Thame foi prefeito de Piracicaba, no período de 1993 a 1996, e deputado federal.
Ele participou da fundação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em 1988. A sigla divulgou nas redes sociais um comunicado sobre a morte.
“É uma honra para o PSDB ter tido em Thame um dos construtores da reconhecida qualidade das bancadas do partido na Câmara Federal. Compartilhava suas ideias, ensinava ao mais jovens (fui um deles)”, disse a nota assinada por Bruno Araújo, presidente nacional da legenda.
Atualmente, Thame estava filiado ao Partido Verde (PV), que também lamentou sua morte. “Um companheiro gentil, cordial e com ideais republicanos irretocáveis. Mendes Thame teve uma colaboração enorme para o ambientalismo brasileiro e para o PV”, escreveu o grupo.
Deputado federal
Ele também foi deputado federal por sete mandatos, sendo autor do projeto que criou o Microempreendedor Individual (MEI) e da emenda que autorizou o aumento de etanol na gasolina.
O engenheiro agrônomo e advogado também ocupou o cargo de secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do estado de São Paulo durante os mandatos de Mário Covas e Geraldo Alckmin, entre 1999 e 2002.
Despedida
O velório será realizado a partir das 15h desta quinta-feira (28/4) na Câmara Municipal de Piracicaba, sua cidade natal, que decretou luto oficial de três dias. A saída para o sepultamento no Cemitério da Saudade está prevista para às 9h30 de sexta-feira (29/4).
Thame deixou a esposa, Nancy Ferruzzi Thame, e a filha, Sofia Ferruzzi Thame.