Memorial do Holocausto é inaugurado no Rio de Janeiro
As visitas ao memorial são gratuitas e podem ser feitas de quinta a domingo, das 10h às 17h. É necessário retirar ingresso antes
atualizado
Compartilhar notícia
O Memorial do Holocausto foi inaugurado, nesta quinta-feira (19/1), no Rio de Janeiro. As visitas são gratuitas e ocorrem de quinta-feira a domingo, das 10h às 17h.
A exposição é permanente. No local, os visitantes podem ampliar conhecimentos sobre os acontecimentos que marcaram a história e ter acesso a relatos de vida dos sobreviventes.
O memorial começou a ser idealizada há mais de 30 anos pelo ex-vereador e ex-deputado estadual Gerson Bergher, já falecido. Por meio de um concurso, foi escolhido o projeto do arquiteto e urbanista Andre Orioli.
Em construção desde o início de 2019, o memorial foi erguido no Mirante do Pasmado, em Botafogo. O local foi definido junto à prefeitura do Rio que deu apoio ao projeto e cedeu o uso do terreno em 2018.
A obra é de responsabilidade da Associação Cultural Memorial do Holocausto e contou com o patrocínio de empresas privadas. O Consulado da Alemanha também é parceiro da iniciativa.
Em 2020, houve a inauguração da área externa que abriga um monumento de quase 20 metros de altura, dividido em dez partes, representando os Dez Mandamentos. Em sua base, foi escrita a frase: “Não matarás”.
Para acessar o local, é necessário retirar ingresso antes por meio da plataforma Sympla. Também é possível agendar visitas guiadas em grupo, através do programa educativo do memorial.
O Holocausto foi o assassinato em massa de milhões de judeus e de integrantes de outros grupos populacionais minoritários durante a Segunda Guerra Mundial. É considerado o maior genocídio do Século XX.