metropoles.com

MEIs: site da Receita fica indisponível em 1º dia de emissão de NFSe

Nas redes, diversos micro e pequenos empreendedores relatam não conseguem acesso ao novo portal da Receita para emissão de nota fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Fachada do prédio da Receita Federal do Ministério da Fazenda - Metrópoles
1 de 1 Fachada do prédio da Receita Federal do Ministério da Fazenda - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

Os micro e pequenos empreendedores (MEIs) que tentaram entrar no portal da Receita Federal para emitir a nota fiscal eletrônica (NFSe) se depararam com a mensagem de indisponibilidade do serviço, justo no primeiro dia da troca de forma de emitir a NFSe.

Quando o elemento da página é inspecionado, o erro é tido como o código 503, que indica que o serviço do servidor da Receita Federal não estava preparado para lidar com o tipo de requisição. As causas comuns do erro são justamente a manutenção ou sobrecarga de usuários.

Procurada sobre a indisponibilidade do serviço no início da tarde, a Receita Federal afirmou não ter conhecimento do caso ainda.

Imagem colorida do browser Chrome com o portal da nota fiscal eletronica da Receita dando erro - Metrópoles Imagem colorida do browser Chrome com o portal da nota fiscal eletronica da Receita dando erro - Metrópoles

Antes, o serviço era oferecido por instituições estaduais e distritais (no caso do Distrito Federal) e, agora, passa a ser de escala e padrão nacional. O objetivo da troca ocorre para a uniformização das notas fiscais e diminuição da burocracia, e a obrigatoriedade vale para prestação de serviços apenas de pessoas jurídicas.

Diversos usuários reclamam nas redes sociais sobre o assunto. Um deles inclusive relatou que achava mais simples a emissão pelas prefeituras. “Como desenvolvem um novo portal que fica sobrecarregado, incapaz de atender à demanda, impossibilitando trabalhadores de emitir NF e ganhar dinheiro? Era muito simples emitir pelos sites das prefeituras”, afirmou. Veja:

Já no início da noite desta sexta, a Receita se posicionou oficialmente a respeito do assunto. Em nota encaminhada à imprensa, a assessoria informou que o órgão estava se esforçando para normalizar as operações. “A instabilidade, que vem ocorrendo desde o início desta sexta-feira, se deve ao aumento no volume de emissão da NFS-e pelos microempreendedores individuais (MEI), visto que se iniciou hoje a obrigatoriedade de emissão do documento pelo MEI. A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil segue monitorando a situação, para a efetiva solução do problema”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?