MEIs: site da Receita fica indisponível em 1º dia de emissão de NFSe
Nas redes, diversos micro e pequenos empreendedores relatam não conseguem acesso ao novo portal da Receita para emissão de nota fiscal
atualizado
Compartilhar notícia
Os micro e pequenos empreendedores (MEIs) que tentaram entrar no portal da Receita Federal para emitir a nota fiscal eletrônica (NFSe) se depararam com a mensagem de indisponibilidade do serviço, justo no primeiro dia da troca de forma de emitir a NFSe.
Quando o elemento da página é inspecionado, o erro é tido como o código 503, que indica que o serviço do servidor da Receita Federal não estava preparado para lidar com o tipo de requisição. As causas comuns do erro são justamente a manutenção ou sobrecarga de usuários.
Procurada sobre a indisponibilidade do serviço no início da tarde, a Receita Federal afirmou não ter conhecimento do caso ainda.
Antes, o serviço era oferecido por instituições estaduais e distritais (no caso do Distrito Federal) e, agora, passa a ser de escala e padrão nacional. O objetivo da troca ocorre para a uniformização das notas fiscais e diminuição da burocracia, e a obrigatoriedade vale para prestação de serviços apenas de pessoas jurídicas.
Diversos usuários reclamam nas redes sociais sobre o assunto. Um deles inclusive relatou que achava mais simples a emissão pelas prefeituras. “Como desenvolvem um novo portal que fica sobrecarregado, incapaz de atender à demanda, impossibilitando trabalhadores de emitir NF e ganhar dinheiro? Era muito simples emitir pelos sites das prefeituras”, afirmou. Veja:
unificaram o sistema de emissão de nota fiscal dos MEI e no primeiro dia o site já está fora do ar lulaaaa não foi para isso que fiz o L pic.twitter.com/NFpl6SmqaU
— o reizinho das novelas (@BrunoSilvano) September 1, 2023
A partir de hoje é obrigatório pro MEI emitir nota fiscal pelo site do governo.
Você entra no site do governo e… 🤡 pic.twitter.com/6FTSZSnM3Q
— Artur Andrade (@sr_artie) September 1, 2023
Sou MEI e estou com dificuldades para emitir nota fiscal pelo novo sistema. Como desenvolvem um novo portal que fica sobrecarregado, incapaz de atender à demanda, impossibilitando trabalhadores de emitir NF e ganhar dinheiro? Era muito simples emitir pelos sites das prefeituras. pic.twitter.com/5YwasGkElR
— Alexandre Wolkoff (@PAWM81) September 1, 2023
Já no início da noite desta sexta, a Receita se posicionou oficialmente a respeito do assunto. Em nota encaminhada à imprensa, a assessoria informou que o órgão estava se esforçando para normalizar as operações. “A instabilidade, que vem ocorrendo desde o início desta sexta-feira, se deve ao aumento no volume de emissão da NFS-e pelos microempreendedores individuais (MEI), visto que se iniciou hoje a obrigatoriedade de emissão do documento pelo MEI. A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil segue monitorando a situação, para a efetiva solução do problema”, disse.