metropoles.com

Meirelles sugere diminuir lucro da Petrobras para baixar preço da gasolina

Secretário da Fazenda de São Paulo rebateu discursos de Bolsonaro e do presidente da Câmara, Arthur Lira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Henrique Meirelles
1 de 1 Henrique Meirelles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

São Paulo – O secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, disse que, para baixar o preço da gasolina nos postos de combustíveis, a Petrobras deveria reduzir seu lucro.

Ele, que foi ministro da Fazenda no governo Michel Temer (MDB), rebateu discursos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre a alta no valor da gasolina ser causada pelos impostos estaduais, em especial o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“O ICMS é um percentual fixo que acompanha o preço na gasolina e do diesel fixado pela Petrobras. Não se está falando, mas que deve ser mencionado, que é a mesma coisa dos impostos federais, que também incidem nos combustíveis. Quem sobe e desce o preço é a Petrobras, e não os impostos”, falou.

E sugeriu: “A Petrobras já tem um lucro extraordinário, que distribui não só para o acionista governo federal, mas para os acionistas privados. Se queremos controlar o preço da gasolina, é muito simples: diminuir a margem de lucro da Petrobras, que já está com o lucro extraordinário. É só diminuir um pouquinho a remuneração do governo federal e dos acionistas privados”

Na última terça-feira (28/9), o presidente da Câmara adotou o discurso bolsonarista de culpar os governadores pelo aumento do preço da gasolina, que já chega a R$ 7 o litro em postos.

Ao lado de Bolsonaro, no município de Teotônio Vilela, Lira disse que a Câmara “cumpre o seu papel de dar apoio ao governo” para todas as reformas que Bolsonaro precisa e anunciou que pautará logo na Câmara um projeto de lei para fixar um valor único no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para todo o país.

Segundo Lira, o governo federal já abriu mão de todos os impostos que incidem sobre a gasolina e o diesel, e está na hora de os governadores darem sua dose de sacrifício.

Meirelles disse que a discussão de Lira sobre fixar alíquotas do ICMS para combustíveis nos estados é “uma tentativa óbvia de desviar o assunto principal e fazer a população dos estados pagarem a conta”.

“Para atender interesses de pessoas privadas, temos uma tentativa de punir os estados, e desviar o assunto e diminuir a arrecadação dos estados que são aqueles que estão na linha de frente do atendimento à população, educação, saúde, vacinação, segurança, tudo isso é propiciado pelos governos estaduais”, falou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?