Meio ambiente não é prioridade para presidenciáveis nas redes sociais
Levantamento mostra que principais presidenciáveis abordaram temas envolvendo o meio ambiente nas redes sociais apenas 35 vezes em um ano
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando pouco mais de quatro meses para as eleições, os principais nomes da corrida presidencial de 2022 demonstram dar pouco espaço para o meio ambiente em suas pautas prioritárias. É o que mostra um levantamento realizado pela vert.se, empresa especializada em dados de redes sociais, divulgado nessa terça-feira (7/6).
Segundo dados do Observatório das Eleições 2022 – Especial Meio Ambiente, entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2022, os quatro principais pré-candidatos à Presidência da República falaram apenas 35 vezes sobre questões ambientais em suas redes sociais.
Lula (PT) foi o presidenciável que mais tocou no tema nas redes sociais, mencionando questões ligadas ao meio ambiente 12 vezes no Twitter e três no Instagram. Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo lugar no ranking, com sete menções no Twitter e duas no Instagram.
Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, abordou temas ambientais sete vezes durante o período do monitoramento, sendo três em postagens no Twitter e quatro no Instagram.
Simone Tebet (MDB), aparece na última posição do ranking, tendo falado apenas quatro vezes sobre meio ambiente, ambas no Instagram. O levantamento ainda mostra que, na maioria das vezes, as postagens possuem tons mais genéricos e sem muito aprofundamento no tema.
Questões ambientais
Dados do levantamento mostram que os quatro principais presidenciáveis trataram de questões ambientais de forma superficial nas redes sociais. Lula, apesar de liderar o ranking de publicações envolvendo o tema em suas redes sociais, deu destaque para encontros com personalidades e líderes onde o assunto meio ambiente foi pauta, sem dar mais detalhes de propostas e ações.
Além disso, os posts do petista falavam sobre desenvolvimento sustentável e faziam uma comparação dos anos de seu governo com o atual, criticando a gestão de temas como o desmatamento.
Ciro Gomes utilizou as redes sociais para, principalmente, criticar as ações do governo Jair Bolsonaro em relação a questões climáticas. Além disso, o pré-candidato defendeu o desenvolvimento sustentável no país.
Bolsonaro, por sua vez, usou pautas ligadas ao meio ambiente como uma espécie de slogan de campanha, mesmo com todas as críticas que a atual política ambiental sofre interna e externamente.
A visita do empresário Elon Musk ao Brasil para discutir internet em escolas rurais e o monitoramento da Amazônia, além de obras, inaugurações e ações do governo federal, ganharam destaque nas redes sociais do presidente.
Possível nome da terceira via, Simone Tebet usou duas de suas quatro postagens para divulgar visitas a Mato Grosso do Sul e Pará, onde a candidata afirma ter discutido pautas ambientais.