metropoles.com

Meio Ambiente: ministro diz que Brasil tem política ambiental racional

Joaquim Leite encerra sua participação na OCDE, em Paris, reafirmando que o governo Bolsonaro mantém compromisso na área ambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite, substituto de Ricardo Salles durante agenda presidente jair bolsonaro Evento de lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde no Palácio do Planalto 7
1 de 1 Ministro do Meio Ambiente Joaquim Leite, substituto de Ricardo Salles durante agenda presidente jair bolsonaro Evento de lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde no Palácio do Planalto 7 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou, durante reunião na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira (31/3) em Paris, na França, que a política ambiental brasileira busca soluções climáticas lucrativas .

Em entrevista à Rádio França Internacional, o ministro criticou a política ambiental das gestões anteriores e afirmou que o atual governo busca a geração de empregos verdes como política pública.

“Nos governos anteriores, a política era ‘o que eu posso reduzir, proibir, onde eu posso ocupar e multar’. O governo Bolsonaro traz uma nova política: que solução climática vou conseguir empreender junto com o setor privado”, disse Leite.

O governo Bolsonaro tenta se tornar membro da OCDE, mas questões ambientais são vistas como um entrave para a aprovação da candidatura brasileira.

Durante encontros da OCDE, o governo brasileiro buscou minimizar os impactos negativos do aumento do desmatamento durante a atual gestão. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), a derrubada de florestas na região da Amazônia cresceu 56,6% nos últimos três anos.

4 imagens
Bolsonaro e Leite
O órgão queria instalar cobertura para motos no estacionamento
1 de 4

Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 4

Bolsonaro e Leite

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 4

O órgão queria instalar cobertura para motos no estacionamento

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Victor Moriyama/Getty Images

O ministro do Meio Ambiente defendeu também o Projeto de Lei nº 191 de 2020, que tramita na Câmara dos Deputados, e visa regulamentar e ampliar a mineração e os grandes empreendimentos em terras indígenas. O pedido foi apresentado pelo líder do governo na Casa, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Ipam vê “descredibilidade”

Para o diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Ipam, Eugênio Pantoja, o país precisa de muita política pública para se enquadrar nos requisitos estabelecidos pela OCDE.

“As políticas racionais que o ministro defende para este governo não têm nada de racional. São políticas que trazem um risco de degradação ambiental e um impacto climático maior para o país. Isso irá aumentar ainda mais a descredibilidade do Brasil em âmbito internacional. Isso representa risco para a perda de mercado”, ressaltou Pantoja.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?