metropoles.com

Vídeo. Pesquisadores fazem registro raríssimo de 40 cachalotes em SP

Mamíferos foram vistos no litoral por pesquisadores que monitoravam as áreas de exploração de petróleo do pré-sal, na Bacia de Santos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Socioambiental Consultores Associados/Divulgação
cachalotes
1 de 1 cachalotes - Foto: Socioambiental Consultores Associados/Divulgação

Imagens feitas a mais de 300 quilômetros das praias no litoral de São Paulo mostraram um momento raríssimo. Quarenta cachalotes (Physeter macrocephalus), que chegam a aproximadamente 18 metros de comprimento, foram vistas por pesquisadores que monitoravam as áreas de exploração de petróleo do pré-sal, na Bacia de Santos.

As imagens, feitas em 18 de fevereiro deste ano, mostraram o momento em que os espécimes, que pesam até 57 toneladas, se deslocavam pela superfície da água. O registro é considerado raro pelos pesquisadores integrantes do grupo Socioambiental Consultores Associados, que faz o monitoramento para a Petrobras.

 

Isso porque na região, são comuns apenas baleias e golfinhos, e em grupos menores. Ao portal UOL, o coordenador da Socioambiental, o biólogo José Olimpio, explicou que as chances de ocorrência deste tipo de animal são mais comuns na região Sul do país. O vídeo raro e fotos feitas no local servirão de base para estudos.

Mamíferos aquáticos, as cachalotes não são baleias, embora as duas espécies tenham certas semelhanças. A Physeter macrocephalus é classificada como vulnerável à extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Comuns em todos os oceanos, elas têm como predador natural a orca (Orcinus orca), mas a principal ameaça hoje é a captura acidental em redes de pesca e a colisão com grandes embarcações em alto-mar.

Moby Dick
O animal serviu de inspiração para o norte-americano Hermann Melville escrever o clássico Moby Dick, com minucioso detalhamento da vida desses mamíferos marinhos, a partir do ataque de um animal ao baleeiro Essex, ocorrido no oceano pacífico em 20 de novembro de 1820. O naufrágio deixou 20 tripulantes à deriva durante três meses. Apesar da fúria descrita na obra, os cachalotes são extremamente sociáveis e apresentam fácil interação com humanos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?