metropoles.com

Vídeo: empresa lança óleo em rios do Amazonas e MP vai à Justiça

Águas do Amazonas e do Madeira foram afetadas pelo descarte. Juiz determinou multa diária de R$ 100 mil se problema não for resolvido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/MPAM
madeira
1 de 1 madeira - Foto: Divulgação/MPAM

A Justiça do Amazonas atendeu a pedido do Ministério Público e expediu liminar obrigando uma empresa de navegação do Estado a cessar o derramamento de óleo em grandes quantidades no rio Amazonas e afluentes, como o rio Madeira.

Caso não “tome todas as providências necessárias para fazer cessar a poluição do rio”, a empresa Hermasa Navegação da Amazônia pagará multa diária de R$ 100 mil, segundo decisão do juiz Rafael Almeida Cró Brito, da 3ª Vara da Comarca de Itacoatiara. É possível ler a íntegra do documento neste link.

Não há certeza da extensão dos danos ao meio ambiente pela prática, mas o processo cita como provas diversas fotos e vídeos feitos nos cursos d’água da região nas últimas semanas.

Para o juiz que concedeu a liminar, “o fato da contaminação ocorrer no rio Amazonas causa ainda mais gravidade, eis que trata-se de um rio de extensões interestaduais: a poluição realizada no rio Amazonas, aqui em Itacoatiara, tem efeitos deletérios em todas as cidades do médio Amazonas e os municípios do estado do Pará, além de contaminar os seus afluentes, como o rio Madeira, que banha cidades como Nova Olinda do Norte, Autazes, Borba e demais”.

Veja um dos vídeos anexados ao processo:

A Marinha do Brasil já havia notificado a empresa pelo mesmo problema, segundo informações da decisão judicial. “Nota-se, a priori, que os fatos alegados são reais – e gravíssimos! – e as provas são robustas no sentido de indicar o evento danoso ao meio ambiente”, diz o texto da liminar.

O Ministério Público passou a investigar o derramamento de óleo a partir de uma denúncia anônima.

A empresa não se manifestou até o momento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?