metropoles.com

Tesouro nega dificultar repasses ao Ibama: “Não houve contingenciamento”

Em nota enviada à reportagem, Ministério da Economia nega ter promovido bloqueio de valores do órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Fogo no cerrado
1 de 1 Fogo no cerrado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Tesouro Nacional negou, nesta quinta-feira (22/10), ter promovido qualquer contingenciamento de gastos ou bloqueio de valores que impossibilitasse o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de manter em atividade as brigadas que atuam no combate a incêndios florestais.

Nessa quarta (21/10), o Ibama anunciou o recolhimento dos profissionais que combatem incêndios florestais em todo país. O órgão alegou “exaustão de recursos”.

Ao Metrópoles, o Tesouro Nacional afirmou que não realizou qualquer corte de verba ao órgão. “O Ibama não tem nenhum valor bloqueado, dado que, devido à pandemia, não houve contingenciamento em 2020. Não há qualquer dificuldade de liberação financeiro junto ao Tesouro Nacional”, enfatizou.

Segundo o Ministério da Economia, os pedidos de ampliação de limite financeiros são encaminhados à Junta de Execução Orçamentária (JEO) para deliberação, por se tratar de decisão de corte de outro Ministério simultaneamente. Portanto, de acordo com a pasta, a decisão é tratada sempre em órgão colegiado devidamente constituído.

A reportagem questionou o Ibama e aguarda retorno da assessoria de imprensa do órgão. O espaço está aberto.

3 imagens
Ibama
Ibama
1 de 3

As oportunidades do concurso do Ibama são destinadas a profissionais com níveis médio e superior

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Ibama

Divulgação
3 de 3

Ibama

Ascom/Ibama
“Dificuldades”

O Ibama relatou estar com “dificuldades”, desde setembro, “quanto à liberação financeira por parte da Secretaria do Tesouro Nacional”. Os pagamentos atrasados chegam a R$ 19 milhões, de acordo com o órgão.

No fim da manhã, o vice-presidente do país, Hamilton Mourão, afirmou que o governo federal vai liberar R$ 16 milhões para o instituto.

Por comunicado, a Associação Nacional dos Servidores do Meio Ambiente (Ascema) criticou o governo. “É mais um absurdo deste governo, que não prioriza recursos para prevenção e combate às queimadas, fiscalização ambiental, ciência e tecnologia, saúde, vacinação da Covid-19 e etc. Um governo que rasga dinheiro com o fim do Fundo Amazônia e agora diz que não tem recursos.”

A Ascema também destacou que o incentivo à produção e ao consumo que agridem a natureza dificulta a preservação do meio ambiente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?