metropoles.com

Sem novas manchas de óleo, Abrolhos é reaberto para visitação

Segundo administração do parque nacional, os vestígios encontrados “não produziram impacto negativo” na fauna e na flora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter/Marinha do Brasil
marinha1
1 de 1 marinha1 - Foto: Reprodução/Twitter/Marinha do Brasil

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia, foi reaberto nesta sexta-feira (08/11/2019), depois de não ter sido encontrado mais óleo na área de preservação ecológica. A previsão inicial era de que a suspensão da visitação seguisse até a próxima quinta-feira (14/11/2019). O parque foi fechado no dia 3.

A informação sobre a reabertura da unidade de preservação foi divulgada nesta sexta pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente.

O chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, afirmou, em comunicado, não ter sido encontrado fragmento de óleo em Abrolhos e que os vestígios do material identificados no dia 2 “não produziram impacto negativo direto” na fauna e na flora da área.

As primeiras manchas de óleo no Nordeste do país foram identificadas no início de setembro. O número de localidades atingidas chegou a 409, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (07/11/2019), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Na última terça-feira (05/11/2019), o ICMBio informou que o veto à visitação seria estendida até o dia 14 de novembro por causa de fenômeno chamado de maré de sizígia, “que provoca uma amplitude na variação do nível do mar e mais força na circulação de correntes marinhas”. Isso, segundo o instituto, poderia contribuir para o aparecimento de mais manchas.

O ICMBio, no comunicado sobre ampliação do tempo de fechamento, havia informado que o parque passa todos os dias por monitoramento, que envolve navios da Marinha, drones, mergulhadores autônomos, embarcações de pescadores voluntários, pesquisadores e organizações não governamentais (ONGs).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?