metropoles.com

Sem citar Lula, ministro de Bolsonaro critica quem foi de jatinho à COP

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou para o evento em jatinho do fundador da Qualicorp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ MMA
Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em discurso na COP27
1 de 1 Ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em discurso na COP27 - Foto: Reprodução/ MMA

Enviado especial a Sharm El-Sheikh – O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, criticou nesta terça-feira (15/11), em discurso no plenário da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), políticos que usaram jatinhos para ir ao evento.

“Filantropos, líderes e empresários e seu sempre exagerado número de assessores vieram em jatos particulares ao luxuoso balneário do Mar Vermelho para cobrar metas de redução de emissões dos outros, sugerindo carros ultramodernos a hidrogênio ou 100% elétricos, completamente desconexos da realidade de diversas regiões do Brasil e do mundo”, disse Leite.

“Os governos têm a responsabilidade de atuar nesta agenda com racionalidade sem discursos populistas e utópicos”, acrescentou ele.

O comentário é visto como uma crítica ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista viajou para Sharm El-Sheikh, no Egito, em um jato particular do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp. Os dois são amigos há cerca de 10 anos.

Lula foi convidado para a COP27 pelo próprio presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e tem roubado a atenção do atual governo, que jamais deu prioridade ao evento. A comitiva do  presidente eleito tem feito reuniões com autoridades da China, dos Estados Unidos e da Alemanha, por exemplo.

No discurso, Leite também criticou governos passados que, segundo ele, “só agiam para multar, reduzir e culpar”.

“Desde 2019, trabalhamos junto com o setor privado para encontrar soluções climáticas e ambientais lucrativas para as empresas, as pessoas e a natureza. Invertemos a lógica dos governos anteriores que só agiam para multar, reduzir e culpar, este governo faz políticas para incentivar, inovar e empreender, criando assim marcos legais para uma robusta economia verde com geração de emprego e renda a todos os brasileiros”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?