metropoles.com

Ricardo Salles: “Solução para salvar a Amazônia é monetizá-la”

Ministro concedeu entrevista a jornal britânico Financial Times nesta sexta-feira (23/08/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ricardo-Salles3
1 de 1 Ricardo-Salles3 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou nesta sexta-feira (23/08/2019) que a solução para barrar a alta no desmatamento da Amazônia é “monetizá-la”, abrindo áreas, por exemplo, para o desenvolvimento comercial. A declaração foi dada em meio à deterioração de uma série de indicadores da região, como aumento de queimadas e derrubadas na floresta, que já tomaram proporções internacionais.

“O fato é que leis e regulamentos que foram promulgados e usados nos últimos 10 ou 20 anos foram muito restritivos para o desenvolvimento de áreas da Amazônia. É por isso que as pessoas vão para as atividades ilegais, para as atividades criminosas, porque não têm espaço para fazer algo dentro da lei”, disse o ministro em entrevista ao jornal britânico Financial Times.

“Queremos mostrar que, se os investimentos chegarem, e se distribuirmos esses investimentos para as pessoas que vivem lá, eles vão manter a floresta tropical, e não se envolver em mineração ilegal ou exploração madeireira”, acrescentou o ministro do Meio Ambiente.

Na noite dessa quinta-feira (22/08/2019), o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com oito ministros para discutir medidas a serem feitas contra as queimadas na Amazônia. Na manhã desta sexta, o chefe do Executivo nacional sinalizou que vai assinar uma ação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) das Forças Armadas para combater incêndios. Disse, no entanto, que o problema é o dinheiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?