metropoles.com

Reservatórios perdem vegetação e acentuam crise hídrica, diz pesquisa

São Paulo e Paraná conseguiram atenuar o problema, mas situação das bacias hidrográficas do país é considerada preocupante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
crise hídrica e energética, reservatório da usina hidrelétrica de itumbiara enfrenta redução do nível da água, em razão da seca e da estiagem
1 de 1 crise hídrica e energética, reservatório da usina hidrelétrica de itumbiara enfrenta redução do nível da água, em razão da seca e da estiagem - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Manter a vegetação que margeia rios e nascentes é um dos principais passos para evitar escassez hídrica e não prejudicar a geração de energia e o abastecimento da população.

Contudo, o Brasil tem cuidado mal desse quesito. A conclusão foi divulgada nesta quarta-feira (15/9) pelo MapBiomas, iniciativa do Observatório do Clima que monitora a devastação da vegetação no país por imagens de satélites.

Segundo o MapBiomas, a bacia do Paraná, por exemplo, teve sua cobertura nativa reduzida de 24% em 1990 para 19% em 2020. A do Rio Grande caiu de 21% para 20% no período.

Já a bacia do Tietê passou de 19% para 20% e a do Paranamanema ficou estável em 23%. Já a bacia do Paraíba do Sul oscilou de 27% para 29%

São Paulo e Paraná substituíram áreas de pastagem por agricultura e conseguiram conservar Áreas de Preservação Permanente (APP) em torno de rios.

Apesar da tendência otimista, ainda assim, é considerada preocupante a situação de importantes bacias hidrográficas. Muitas têm baixa cobertura vegetal, o que afeta a disponibilidade de água.

“O planejamento da recuperação florestal da Mata Atlântica de acordo com as bacias hidrográficas é uma enorme oportunidade para gestores públicos”, alerta Marcos Rosa, coordenador técnico do MapBiomas, em comunicado divulgado pela entidade.

Ele completa: “Como metade da vegetação nativa da Mata Atlântica está em áreas privadas, políticas como a de Pagamento por Serviços Ambientais e criação de corredores assume papel estratégico para a recuperação e conservação do bioma.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?