metropoles.com

“Postura incondizente com o cargo”, reage Greenpeace a Bolsonaro

Pela manhã, o presidente da República chamou a ONG ambiental de lixo após ser criticado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Feliciano/Metrópoles
Bolsonaro de chapéu rodeio
1 de 1 Bolsonaro de chapéu rodeio - Foto: Rafaela Feliciano/Metrópoles

O Greenpeace reagiu à declaração do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã desta quinta-feira (13/02/2020), que, ao deixar o Palácio da Alvorada, chamou a Organização Não Governamental (ONG) de “um lixo”. A entidade lamentou, em nota, que o presidente “apresente uma postura tão incondizente com o cargo que ocupa”.

A ONG divulgou uma nota, na quarta-feira, criticando o modo como o Conselho Nacional da Amazônia Legal foi criado. “O conselho não tem plano, meta ou orçamento. Ele não anulará a política antiambiental do governo e não tem por finalidade combater o desmatamento ou o crime ambiental”, destacou.

Os governadores, indígenas e a sociedade civil não fazem parte da sua composição. O novo grupo foi retirado do guarda-chuva de Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.

Bolsonaro retirou o Ministro do Meio Ambiente do comando de políticas ambientais para a Amazônia e espera que isto já seja o suficiente para enganar a opinião pública e os investidores internacionais. Mas os resultados continuarão sendo medidos diariamente pelos satélites que medem o desmatamento“, criticou a entidade.

No texto encaminhado pelo Greenpeace, a ONG reforçou os quase 50 anos de existência e atuação em 55 países. No Brasil, são 28 anos de atividades.

“Ao longo da história, nossa postura crítica a quem promove a destruição ambiental já causou muitas reações desequilibradas dos mais diferentes personagens. Estamos apenas diante de mais uma delas. Nestes casos, o incômodo de quem destrói o meio ambiente soa como elogio”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?