PF desmonta serrarias clandestinas dentro da Terra Indígena Arariboia
Os órgãos fiscalizadores realizaram operação para conter extração de madeira ilegal a partir de alertas de desmatamentos do satélite Planet
atualizado
Compartilhar notícia
Operação batizada como “Nemestrino”, realizada pela Polícia Federal em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou fiscalizações na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. No local, foram encontradas madeiras extraídas de forma ilegal das florestas adjacentes.
De acordo com a PF, a fiscalização deriva de uma série de medidas determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os pontos de desmatamento foram localizados por meio dos alertas de desmatamentos provenientes das imagens do satélite Planet, por intermédio do Programa Brasil M.A.I.S.
A partir dos alertas do satélite, a PF lavrou autos de infração e destruiu serrarias e movelarias clandestinas encontradas na região. Os criminosos poderão responder por crimes como receptação qualificada, transporte e depósito de produto de origem vegetal sem licença válida, dentre outros.
A PF afirma que atividades dessa natureza estimulam a invasão a territórios indígenas e intensificam o desmatamento e outros crimes ambientais. Participaram, também, da operação o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.