Parque da Chapada dos Veadeiros volta a fechar com focos de incêndio
Somente em 2017, 43 mil visitantes passaram pelo Parque Nacional, uma unidade de conservação criada em 1961
atualizado
Compartilhar notícia
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fechou novamente nesta quinta-feira (19/10) – apenas dois dias após ter sido reaberto. Devido a um grande incêndio na última quarta (11), o local ficou interditado por quase uma semana. Focos de incêndio surgiram durante esta madrugada e cerca de 7 mil hectares, o equivalente a sete campos de futebol, estão em risco.
O fogo começou às margens da Rodovia GO-118, que liga Campos Belos (GO) a Brasília. Ambos os lados da rodovia sofreram com as queimadas. A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais procurados pelos brasilienses.
A equipe gestora da Chapada analisa a hipótese de reabrir o parque ainda nesta quinta (19). Mas o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alerta que a baixa umidade relativa do ar aumenta o potencial destrutivo das queimadas.O local mais afetado é a Serra de Santana, área de difícil acesso pela falta de estradas. Para combater o incêndio, foram chamados cerca de 60 profissionais. Além de brigadistas do próprio parque e do Ibama Prevfogo, a unidade de conservação conta com apoio de duas aeronaves, que lançam jatos de água e fazem voos de reconhecimento e avaliação.
Segundo o ICMBio, a Coordenação de Combate e Prevenção a Incêndios providenciou o deslocamento de 10 brigadistas do Grupo Ambiental do Torto. Com informações da Agência Brasil.