Operação da PF combate exploração ilegal de madeira no Pará
A polícia apreendeu um rádio comunicador, quatro caminhões e uma carreta com toras de madeira serradas
atualizado
Compartilhar notícia
A operação “Madeira da Noite II”, deflagrada nessa terça-feira (3/5) e nesta quarta-feira (4/5), contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Federal (PF) para desmanchar grupos criminosos que agem no desmatamento ilegal no estado do Pará.
Foi preso em flagrante, durante a operação, um dos envolvidos no grupo criminoso, além da apreensão de madeira transportada e extraída de forma ilegal e a de um rádio comunicador via satélite usado pelos suspeitos.
De acordo com a PF, a ação tem como objetivo combater o desmatamento ilegal e desmontar organizações criminosas que atuam na região. Além disso, busca cumprir com os acordos internacionais firmados pelo Brasil durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), na Escócia.
A troca de informações entre os três órgãos de fiscalização foi responsável pelo início das investigações. A operação faz parte das ações dos Guardiões da Bioma Unidade em Altamira, município do Pará.
Desmatamento no Brasil
O MapBiomas divulgou, nessa terça-feira (3/5), que 97,2% dos alertas de desmatamento emitidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram ignorados pelo governo federal, desde 2019.
No Pará, foram emitidos 60.857 alertas de desmatamento desde janeiro de 2019. Do total, 59.774 tinham algum indício de ilegalidades.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.