metropoles.com

No Twitter, internautas programam #panelaço para discurso de Bolsonaro

Pronunciamento presidencial sobre as queimadas na Amazônia está previsto para a noite desta sexta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro fala na saída do Palácio da Alvorada - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A poucas horas do pronunciamento presidencial desta sexta-feira (23/08/2019), programado para ser transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, a hashtag #panelaço passou a ser a mais usada no Twitter e chegou ao topo dos Trending Topics na rede social. Os internautas prometem fazer o protesto em repúdio às medidas de Jair Bolsonaro diante das queimadas na Amazônia, que ganharam o noticiário no país e no mundo.

Até a última atualização desta reportagem, mais de 22 mil postagens convocam à manifestação durante a fala do presidente. A mesma forma de protesto foi bastante utilizada durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, principalmente durante o julgamento do impeachment que tirou a petista do poder.

Diversos nomes já conhecidos por fazer oposição ao atual governo engrossam o coro contra Bolsonaro e convocam os seguidores a aderir ao movimento. O músico Marcelo D2, que frequentemente troca farpas com os filhos do presidente na web, questiona: “Quem ele vai culpar pelos incêndios? #panelaço”, escreveu o cantor.

Além dele, Marina Silva, fundadora do partido Rede Sustentabilidade, que cita Chico Mendes em seu tuíte, diz ser parte da “luta e da resistência da Amazônia”.

O objetivo do pronunciamento de Jair Bolsonaro é tentar controlar a narrativa sobre o episódio, que culpa sua gestão pelo desastre ambiental.

Após repercussão negativa sobre declarações polêmicas nas quais acusou organizações não governamentais (ONGs) de serem as principais suspeitas pelos incêndios criminosos na Amazônia, o presidente evitou falas de improviso e o contato direto com a imprensa na manhã desta sexta.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?