Navio Stella Banner é afundado após ficar três meses encalhado no Maranhão
A serviço da Vale, a embarcação carregava mais de 145 mil toneladas de minério e mais de 3 mil metros cúbicos de óleo
atualizado
Compartilhar notícia
A Marinha do Brasil realizou, na última sexta-feira (12/06), uma operação para afundar o navio sul-coreano Stellar Banner, que estava encalhado há três meses no Maranhão. Nas redes sociais, é possível ver registros do momento em que o navio submerge (assista abaixo).
A serviço da Vale, a embarcação carregava mais de 145 mil toneladas de minério e mais de 3 mil metros cúbicos de óleo, que foram retiradas em maio, de acordo com o governo federal.
Até a próxima segunda-feira (15/06), quatro embarcações e uma aeronave contratada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ficarão no local, segundo a Marinha do Brasil, para monitorar a área e evitar o espalhamento de objetos que eventualmente se soltem do navio.
O Ibama, a Capitania dos Portos do Maranhão e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) seguem no monitoramento.
Segundo o Comando do 4° Distrito Naval da Marinha, o afundamento ocorreu por volta das 10 horas, em acordo com normas internacionais de segurança ambiental e depois de a embarcação ter sido rebocada para uma região de águas profundas.
O afundamento se deu após solicitação da Polaris Shipping, proprietária da embarcação, que também assumirá as responsabilidades por eventuais danos ambientais que a carga remanescente possa causar.