metropoles.com

‘Não é o caso de pedir desculpas’, diz diretor da Samarco

O diretor de Operações e Infraestrutura da Samarco, Kleber Terra, afirmou que “ainda não é hora de discutir os efeitos de médio e longo prazo” do rompimento da barragem de Fundão que jogou um mar de lama sobre Mariana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Cruz/Agência Brasil
Barragem Mariana Bento Rodrigues
1 de 1 Barragem Mariana Bento Rodrigues - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O diretor de Operações e Infraestrutura da Samarco, Kleber Terra, afirmou que “não é o caso de pedir desculpas à população” e que “ainda não é hora de discutir os efeitos de médio e longo prazo” do rompimento da barragem de Fundão, que jogou um mar de lama sobre o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, deixando 11 mortos e 12 desaparecidos.

Estamos muito solidários e sofridos com tudo o que aconteceu. Operamos com técnicas de monitoramento de barragens que são referência, portanto, não podemos dizer que a tragédia poderia ter sido evitada

Kleber Terra

A empresa prestou esclarecimentos técnicos sobre as barragens nesta terça-feira (17/11), na unidade industrial de Germano da Samarco em Mariana, e garantiu que “não está poupando recursos” para investigar as causas do rompimento e para monitorar, por meio de radares e drones, o risco de rompimento da barragem de Santarém, que apresenta uma erosão em sua estrutura e tem margem de segurança de 1,37, quando o recomendado é de, no mínimo, 1,50.

A barragem de Germano, a mais antiga, que está seca, tem índice de 1,22, o que caracteriza uma “condição adversa”.

O engenheiro civil geotécnico da Samarco, José Bernardo Vasconcelos, admitiu que a chuva forte que cai sobre Mariana nesta terça-feira é prejudicial, pois pode aumentar a erosão.

Os representantes da empresa explicaram que, diferentemente do que havia sido em princípio anunciado, a única barragem que rompeu foi a de Fundão. Dos 55 milhões de metros cúbicos de rejeitos, 40 milhões desceram, erodindo Santarém.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?