metropoles.com

Mourão: desmatamento cresce devido à “pressão” por áreas desocupadas

O general fez a declaração para justificar dados divulgados na quinta-feira (18/11) que revelam uma alta no desmatamento na Amazônia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Romério Cunha/VPR
Mourão
1 de 1 Mourão - Foto: Romério Cunha/VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) justificou os dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite-Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), publicados nesta quinta-feira (18/11). De acordo com o general, o desmatamento aumentou em decorrência do avanço sobre “terras não ocupadas na Amazônia”.

“Olha, o que acontece é o seguinte, existe uma pressão do avanço, não vou dizer da civilização, mas um avanço das pessoas que moram no Centro-Sul do Brasil para áreas de terras não ocupadas na Amazônia. Então, há essa pressão”, explicou o general, que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal (Cnal).

Os dados do Inpe revelaram que o desmatamento na Amazônia, nos 12 meses entre agosto de 2020 e julho de 2021, foi o maior para esse intervalo de tempo desde 2006. Houve uma perda de 13,235 mil km² nesse período.

O general disse que não era conveniente “se desfazer” dos números, mas relativizou os valores, em comparação com o tamanho do bioma.

“Sem desfazer dos números, obviamente, que não são bons, a gente tem que olhar o tamanho da Amazônia, né? Vamos ver que a Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados, então nós tivemos 13 mil quilômetros de desmatamento, isso dá 0,23% da Amazônia que teria sido desmatado. Independente do valor absoluto estar colocado”, explicou Mourão.

“A gente tem que entender onde ocorreram as maiores ilegalidades. Por exemplo, o maior aumento: o maior desmatador é o Pará, mas o maior aumento não foi no Pará, e sim, no Amazonas, especificamente na região sul do Amazonas. Então é outra área onde tá acontecendo um avanço de gente em busca de teto”, continuou Mourão sobre a antropização do território amazônico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?