Ministro se reúne com ruralistas para discutir extinção de parque
A proposta do evento, que ocorreu nessa quarta-feira (01/05/2019), era discutir a extinção do Parque Nacional dos Campos Gerais, no Paraná
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitou a região de Ponta Grossa, no Paraná, para uma reunião com ruralistas, agricultores, empresários, proprietários e autoridades políticas da cidade. A proposta do evento, que ocorreu na tarde dessa quarta-feira (01/05/2019), era discutir a extinção do Parque Nacional dos Campos Gerais, criado em 2006. O espaço tem aproximadamente 21 mil hectares e é uma das unidades de conservação da Mata Atlântica. As informações são do jornal O Globo.
A proposta dos ruralistas é extinguir o decreto que criou o parque. O projeto é de autoria da deputada federal Aline Sleutjes (PSL – PR). Em 17 de abril, ela enviou um ofício ao gabinete do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e solicitou que a organização considerasse a possibilidade de acabar com a unidade de conservação.
Em entrevista à imprensa, ela defendeu que a criação do espaço “inviabilizou muitos produtores da região”. De acordo com a parlamentar, os empresários da cidade têm dificuldades para obter licenças e construir empreendimentos.
Em conversa com jornalistas após o encontro, o ministro informou que a delimitação do parque deve ser analisada “para encontrar um caminho de conciliação entre a preservação e a produção e a vida das pessoas que estão estabelecidas” no local. No entanto, Salles não estabeleceu prazos para que uma medida seja tomada.
Ainda na tarde dessa quarta-feira, em perfil oficial no Twitter, o ministro publicou fotos da região. “O casamento entre agropecuária e preservação ambiental já fez bodas de ouro há muito tempo”, escreveu Salles.
A manifestação provocou reações adversas nos internautas. “O produtor rural que não preserva os mananciais, as nascentes e parte da mata dentro da propriedade dele estará dando um tiro no pé”, escreveu uma pessoa. “Obrigado pela visita. Os produtores têm a terra como o maior patrimônio. A sustentabilidade é nossa vida”, defendeu outra.
Parque Nacional dos Campos Gerais (PR) onde o casamento entre agropecuária e preservação ambiental já fez bodas de ouro há muito tempo. pic.twitter.com/06QV82J4HY
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) 1 de maio de 2019