metropoles.com

Ministro se reúne com ruralistas para discutir extinção de parque

A proposta do evento, que ocorreu nessa quarta-feira (01/05/2019), era discutir a extinção do Parque Nacional dos Campos Gerais, no Paraná

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ricardo-Salles3
1 de 1 Ricardo-Salles3 - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, visitou a região de Ponta Grossa, no Paraná, para uma reunião com ruralistas, agricultores, empresários, proprietários e autoridades políticas da cidade. A proposta do evento, que ocorreu na tarde dessa quarta-feira (01/05/2019), era discutir a extinção do Parque Nacional dos Campos Gerais, criado em 2006. O espaço tem aproximadamente 21 mil hectares e é uma das unidades de conservação da Mata Atlântica. As informações são do jornal O Globo.

A proposta dos ruralistas é extinguir o decreto que criou o parque. O projeto é de autoria da deputada federal Aline Sleutjes (PSL – PR). Em 17 de abril, ela enviou um ofício ao gabinete do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e solicitou que a organização considerasse a possibilidade de acabar com a unidade de conservação.

Em entrevista à imprensa, ela defendeu que a criação do espaço “inviabilizou muitos produtores da região”. De acordo com a parlamentar, os empresários da cidade têm dificuldades para obter licenças e construir empreendimentos.

Em conversa com jornalistas após o encontro, o ministro informou que a delimitação do parque deve ser analisada “para encontrar um caminho de conciliação entre a preservação e a produção e a vida das pessoas que estão estabelecidas” no local. No entanto, Salles não estabeleceu prazos para que uma medida seja tomada.

Ainda na tarde dessa quarta-feira, em perfil oficial no Twitter, o ministro publicou fotos da região. “O casamento entre agropecuária e preservação ambiental já fez bodas de ouro há muito tempo”, escreveu Salles.

A manifestação provocou reações adversas nos internautas. “O produtor rural que não preserva os mananciais, as nascentes e parte da mata dentro da propriedade dele estará dando um tiro no pé”, escreveu uma pessoa. “Obrigado pela visita. Os produtores têm a terra como o maior patrimônio. A sustentabilidade é nossa vida”, defendeu outra.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?