Marina Silva escolhe o novo presidente do ICMBio
O nome de Mauro Oliveira Pires foi escolhido por meio de uma lista tríplice encaminhada por comitê à ministra Marina Silva
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), anunciou, nesta sexta-feira (5/5), o nome de Mauro Oliveira Pires como novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Marina escolheu o titular após retomar o processo de indicação por meio de comitê formado por especialistas na área ambiental, que, por 50 dias, analisou 18 candidaturas. O grupo apresentou uma lista tríplice, com Alexander Turra, Iara Vasco Ferreira e Mauro Oliveira Pires.
O conselho era formado por:
- Adriana Ramos, assessora política do Instituto Socioambiental (ISA);
- Claudio Carrera Maretti, consultor e pesquisador independente e ex-dirigente do WWF-Brasil;
- José Carlos Carvalho, ex-ministro do Meio Ambiente;
- José Pedro de Oliveira Costa, conselheiro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp);
- Maristela Bernardo, consultora do Senado Federal;
- Suely Araújo, especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima e ex-presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Em nota divulgada pelo ministério, Marina Silva agradeceu o trabalho do servidor Marcelo Marcelino de Oliveira como presidente interino do ICMBio.
O novo presidente do ICMBio é formado em ciências sociais e tem mestrado em sociologia. Mauro Pires é analista ambiental da autarquia, atuou como diretor de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, de Combate ao Desmatamento e secretário de Mudanças Climáticas, do Ministério do Meio Ambiente.